sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Se...

Se eu tivesse dinheiro e o Isaltino Morais os amigos da Fátima Felgueiras estávamos os dois no Brasil.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

É Oficial: Vou Escrever Um Livro

Há uns dias, não há muitos, decidi, por conta própria e no maior dos segredos, enviar pedaços deste blog para uma editora, no caso a Chiado Editora. Queria uma opinião qualificada e profissional sobre o que escrevo. Pretendia saber se o que deixo neste blog era editável.
A minha escrita era passível de elogios, mas sempre envoltos em sentimentos, isto porque vinham de pessoas próximas e que me querem bem. Não que estes sejam inválidos, que não são, mas não têm o valor nem o peso de quem, primeiro, é imparcial, e segundo, é qualificado para o efeito.
Os dias passaram sem resposta e eu, aos poucos, fui-me acostumando e conformando com a ausência dela. Pensava eu que era um não camuflado. Aceitei e esqueci o assunto.
Hoje, porém, tive uma surpresa ao abrir a minha caixa de e-mail. A Chiado Editora tinha uma resposta para mim. Tal era a minha esperança que comecei a ler a dita em sentido inverso, do fim para o início, até que começo a ver números e percentagens, o que me fez ler o referido e-mail tal como mandam as regras.
A noticia era das melhores que já tive na vida. A editora depois de ter feito uma análise literária e comercial decidiu apresentar-me uma proposta de edição.
O que até hoje era uma utopia transformou-se num sonho tornado realidade. Acho que não preciso de vos dizer mais nada, o que vos digo serve perfeitamente para medirem o tamanho da minha alegria.
Partilho convosco o que a minha caixa de e-mail tinha para mim hoje de manhã:

"Caro Cristiano Moreira,
Antes de mais, agradeço-lhe a oportunidade que nos concedeu para analisarmos o seu Original blog "O Olho Vivo" bem como alguns dos seus textos que vieram num ficheiro em separado.
Depois de termos realizado a análise literária e comercial da obra temos a seguinte Proposta de Edição para lhe apresentar:
A Chiado Editora edita uma edição de 500 exemplares do seu Original com cerca de 50 textos originais seus.
O PVP da obra será de 10 euros. Os exemplares serão distribuídos em livrarias por todo o país, recebendo o Autor __% do preço de capa como pagamento de Direitos de Autor.
A Chiado Editora compromete-se a distribuir a obra por todo o país, assim como em realizar a sessão de lançamento, com a finalidade de a divulgar.
No caso da Primeira Edição esgotar no prazo de 1 ano a Chiado Editora compromete-se a realizar novas edições da obra, não tendo o autor qualquer encargo com as mesmas e continuando a receber __% a título de Direitos de Autor.
Todas estas condições serão exaradas num contrato de edição.
Sinta-se à vontade para me contactar, no caso de ter alguma dúvida ou questão.

Despeço-me aguardando a sua resposta.

Atentamente,

Camila Figueiredo
Executive Editor

Chiado Editora
Break Media Holding"

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cyberbully

O filme é um alerta à nossa sociedade e a todos os que fazem parte dela.
O bullying é um fenómeno que, de uma forma ou de outra, sempre existiu mas apenas recentemente ganhou dimensão. No mundo virtual a possibilidade disso se verificar é enorme, bem maior que no mundo real. Na internet só tem cara quem quer, por isso nunca se sabe quem está do outro lado.
Esta história trata disso mesmo, da problemática do bullying.
O filme, embora mal construído, é educativo e bom de se ver. Mal construido porque, pelo menos para mim, existem ali situações que na realidade não se verificariam. A principal é que se eu tenho um perfil numa página social que é atacado, resolvo a situação fácil, termino com o perfil e ponto final. Penso eu, não sei.
Pronto, não conto mais!
Aconselho aos pais e aos filhos. Vai fazer-vos bem conhecer esta história para terem a real noção de que efectivamente as palavras magoam.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Emmanuel Kelly

Sempre que acharem que a vossa vida não presta, que os vossos problemas são os maiores do mundo, que andar aqui não faz sentido, lembrem-se que há quem passe por bem pior e viva com um sorriso nos lábios.
Emmanuel Kelly, que nem a própria idade sabe, foi encontrado, juntamente com o seu irmão, numa caixa de sapatos, no Iraque. Foram levados para um orfanato e mais tarde foram viver para os Estados Unidos, isto depois de serem adoptados por uma americana.
As debilidades físicas de Emmanuel são esquecidas por completo depois de conhecermos a sua coragem e a sua voz.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Hachiko | Amigo para sempre

Dos melhores filmes que vi na minha vida. É avassalador.
A história real sobre o mais puro dos amores. Incondicional e eterno.
Com Hachiko os sentimentos vêm à tona e as lágrimas dançam nos olhos de quem vê.
Não sei se algum dia mais terei coragem de rever este filme, mas uma coisa é certa, este não ficará só gravado na minha memória, mas também no meu coração.
Vejam este filme, por favor. Peço-vos.

domingo, 25 de setembro de 2011

Carro | O Olho Vivo




Desde 1983

Foi no dia 22 de Setembro de 1983 que eu vim ao mundo. Às 14h40.
Vinte e oito anos. Ou eu andei muito distraído ou isto passou muito rápido.
O importante é chegar a esta fase e poder dizer, de peito feito, que sou feliz, que vivo rodeado de gente que me ama, que convivo com pessoas que me querem bem, que tenho do meu lado seres a quem eu confiava a minha vida.
Que mais posso querer? Que esta data se repita por muitos e bons anos, que os que me rodeiam se mantenham bem perto e que eu e os meus tenhamos muita saúde e sucesso.
Obrigado vida por seres como és!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O valor de uma mãe

Ontem presenciei a dor de quem perdeu uma mãe. Mais um amigo que perdeu o porto de abrigo. Vi, de novo, alguém que me diz muito cair de costas no chão gelado da vida.
Corações dilacerados, gritos de dor, abraços descontrolados e uma muralha de dúvidas. Era assim o estado de cada um dos filhos. Seis almas entregues a um desespero chocante.
O meu abraço, que era o que tinha, não chegou. As minhas parcas palavras caíam em saco roto e voavam nos braços daquela tristeza desmedida. O choro que eu tinha era deles que perderam o ser que lhes deu a vida e que os criou. Senti-me pequeno, inútil e incapaz.
Não há amizade, nem amor, nem nada que ajude a curar uma ferida destas dimensões. E eu que dava tudo o que tenho para curar a dor de cada um deles, deles e todos os meus amigos que perderam as mães. Dava mesmo, de coração.
Hoje, depois de acordar, ao ouvir uma coisa tão banal - perdoa-me o adjectivo mãe - como a voz da minha mãe pensei que não lhe dou o devido valor, mesmo tendo a certeza que a amo mais a cada dia de passa e não há parte nenhuma desse amor que não seja incondicional.
Mãe, amo-te e amar-te-ei para sempre!! Para ti esta música.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Horas do diabo

A mãe decidiu colocar fim à vida. O filho é meu amigo de coração.
Eu só quero abraçá-lo com todas as forças que tenho e com outras que vou arranjar entretanto.

Cristiano Ronaldo | Testado ao Limite

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Difícil é começar

O projecto da tese de mestrado foi entregue para apreciação. Saiu são e salvo e com o carimbo de aprovado nas costas. Papelada entregue, burocracias cumpridas.
Falta só começar a tese. Só! Não sei por onde lhe pegar. Pelo início talvez seja uma boa opção. A ver vamos, como diz o cego.
Quinze de Março de dois mil e doze é o meu tecto. Mais que isso é mentira. Agora resta-me pegar na filosofia, na psicologia e no direito e abraça-los como quem abraça o amor de uma vida.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Alto e bom som


Vai beijando a minha boca, tirando a roupa
como se fosse da primeira vez
vai curando sentimento, num movimento
Num carinho que a gente fez.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

+ Jamaica




Diário da República

Este diário carregava hoje o peso de muitos amanhãs.
Apareceu bem cedo com um sorriso do tamanho de todo um futuro.
Há dias que marcam vidas, este é um deles.

domingo, 11 de setembro de 2011

Foi há 10 anos

The Penthouse

É mau e ponto final. Não vale a pena andar às voltas.
Pelo nome, pela capa e pelo trailer parecia capaz de me animar a noite, mas aconteceu tudo menos isso, provocou mais bocejos que gargalhadas. Bem mais.
Não gostei. Mastiguei-o do início ao fim e custou-me muito a engoli-lo.
Se quiserem vejam-no, claro, mas não aconselho.

Canon SX130 IS

A HP foi companheira de três anos.
De férias foi uma Olympus. Faleceu lá, ao terceiro ou quarto dia. Tinha seis de vida. Fiquei a duvidar dela e das suas familiares.
Acabei por optar por maquinaria de outra gama. Nada de topo, é certo, mas é já uma coisa mais a preceito. Até ver só tenho coisas boas a dizer, o futuro dirá se a minha opinião se mantém. Espero que sim.

sábado, 10 de setembro de 2011

Se eu podia viver sem a Sport tv?

Já vi o Sunderland-Chelsea, o Arsenal-Swansea, o Stoke City-Liverpool, o Lokomotiv-Zenit e o Real Sociedad-Barcelona. Estou a ver o Real Madrid-Getafe. Vou ver o Paços de Ferreira-Sporting e o Valência-Atlético de Madrid. Tudo isto só num dia.
Se eu podia viver sem a Sport tv? Não, não podia!

PES 2012

Será lançado na Europa a 14 de Outubro. Já pouco falta.
Do pouco que pesquisei pude confirmar que muitas das transferências continuam por acontecer no mundo virtual. É pena, tira alguma realidade ao jogo. Falcao, por exemplo, continua no FC Porto.
A Liga Portuguesa, apenas parcialmente licenciada, estará presente neste novo jogo. O parcialmente licenciada significa que apenas FC Porto, Benfica e Sporting estarão representadas tal qual a realidade, o resto serão imitações. O Braga, por exemplo, chamar-se-á Bresigne.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Tese de Mestrado | Prisão Perpétua

Prisão perpétua. É este o tema da minha tese de mestrado.
Deambulei por várias hipóteses, mas só uma poderia prevalecer. O direito desportivo precisa de ser compreendido. A aplicação das penas acessórias dá-me voltas ao estômago. A nossa moldura penal e os seus limites deixam-me muito a desejar. A prisão perpétua é um amor antigo, mais, a prisão perpétua é um amor de sempre.
Atiraram-se os temas para a mesa, emitiram-se opiniões, levantaram-se dúvidas, mostraram-se certezas, ouviram-se conselhos e chegou-se a um consenso.
O tema será o que eu sempre quis, de coração, e aquele que eu sempre pensei que não me seria aconselhado, contudo fui surpreendido por uma vontade que vai de encontro à minha, a do orientador.
Numa primeira fase, daqui a seis dias, será entregue o projecto da tese, coisa que já está praticamente feita, e depois seguem-se seis meses de um trabalho que terá que ser diário para que os prazos não prescrevam.
Cumpri, assim, o principal objectivo a que me propus na feitura da tese, falar de algo em que acredito, que me apaixone, que mexa comigo, que me dê vontade de trabalhar, que me faça ler e escrever sem parar, que crie em mim um espirito critico mas sempre sustentado num saber seguro.
É um tema que já tem o pó do tempo. Portugal foi o primeiro país no mundo a abolir a prisão perpétua, em 1884, desde então este assunto foi morrendo nas mãos de um povo conformado.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Empresta-me o teu namorado

Não é um filme do outro mundo, mas é um bom filme. Eu, pelo menos, gostei.
Nesta história a amizade e o amor ficam em pratos separados da balança.
É o relato interessante de algo que podia perfeitamente ser real.
Na vida há coisas das quais não podemos fugir. É a moral da história.
Vejam. É uma boa escolha.

Luan Santana - Amar não é pecado


Conheci-a há dois dias e desde então temos convivido muito.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Back to work

O dia de hoje marca o regresso ao trabalho. De hoje a um ano é por aqui.
Venho de alma lavada, de cabeça fria e de vontade renovada.
Para trás ficam os dias onde tudo tinha tempo e as noites onde nada tinha pressa.
Agora é esperar pelo meu querido mês de Agosto de dois mil e doze.
Até lá mastigo uns fins de semana e uns feriados, só para saciar a fome do descanso.

sábado, 3 de setembro de 2011

Palavra de mercenário

"Quanto se vai para a guerra a troco de dinheiro e não se vai por paixão e amor ao país, é-se mercenário". Palavras de Ricardo Carvalho.
Numa só frase o central português conseguiu qualificar cada um dos que representam a selecção nacional. Inclusive ele próprio.

Jamaica | No Problem