sábado, 31 de março de 2012

McZinha

A melhor fast food do mundo tem a assinatura da senhora minha mãe.
Tenham inveja de mim, se faz favor.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Onde podes comprar o livro

Livraria Branco
Rua Dr. Roque Silveira, n.º 95
5000-630 Vila Real

Livraria de José Alves, Lda.
Rua da Fábrica, n.º 74
4050-246 Porto

Livraria Papelaria 115
Praça 8 de Maio, 29
3000-300 Coimbra

Livraria Caminho
Rua Pedro de Santarém, n.º 41
2000-223 Santarém

Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega
4050-430 Porto

Livros da Ria Formosa
Avenida dos Descobrimentos, 43I, Loja L
8600-645 Lagos

Nun’Álvares – Livraria e Papelaria
Rua 5 de Outubro, n.º 59
7300-133 Portalegre

Livraria BrincoLivro
Rua Alexandre Herculano, 301
3510-038 Viseu

Livraria Avenida
Rua António Sardinha 11 R/C
7800-447 Beja

Aliete de Santa Clara Brito
Avenida 25 de Abril, lote 24 R/C
8500-511 Portimão

Livraria Universo
Rua do Concelho, n.º 13
2900-331 Setúbal

Sociedade Instrutiva Regional Eborense
Rua da Misericórdia, n.º 9
7000-654 Évora

A desOrdem dos Advogados

Conheçam aqui a verdadeira Ordem dos Advogados e o seu Bastonário. A realidade nem sempre é a que os órgãos de comunicação social pintam.
O Dr. Marinho Pinto ao dizer que "quem quer ser advogado tem que saber o direito todo" deixa-me a duvidar de mim mesmo, isto porque eu realmente quero ser advogado, mas, e faço mea culpa, não sei o direito todo. Nem de perto, nem de longe. Já agora, e porque eu sou fã de génios, se houver alguém que preencha este requisito que me deixe aqui a sua morada que eu vou daqui ao fim do mundo para fazer uma vénia a esse ser humano. Se é que lhe posso chamar humano.
O Bastonário diz, com um nervosismo quase palpável e para justificar as taxas que rondam os mil e quinhentos euros que a Ordem dos Advogados exige a quem quer ser um reles estagiário, que nas universidades há quem pague "prestações de mil e tal euros por mês". Eu só gostaria de saber se essas universidades com prestações de "mil e tal euros por mês" existem, se têm alunos e se ficam situadas no planeta terra.
O facto de ver os meus colegas esconderem a cara repugna-me. Não por eles, que a eles eu entendo-os bem, mas por vivermos num país onde ditadura se escreve democracia, e isto sem qualquer intervenção do novo acordo ortográfico que nos enche o peito de orgulho e tanto contribuiu para o nosso bem estar.

Liliana Aguiar e Rui Patricio

Em jeito de desabafo, e antes de mais, queria dizer-vos que me vi desgraçado para encontrar uma foto da Liliana Aguiar vestida. A mulher deve ter um microclima particular, só pode. Adiante!
Ao que parece a senhora tem um caso com o menino Rui Patricio. Esse mesmo, o guarda redes do Sporting. Até aqui tudo normal, mesmo o facto dela ter trinta e dois anos e ele vinte e três. O amor não escolhe carteiras. Desculpem, idades.
Esta querida, a propósito desta suposta relação, disse: "o Rui é uma pessoa que tem um coração fabuloso e eu, com trinta e dois anos, honestamente já não ligo muito à parte exterior. O importante é o interior e o Rui é uma pessoa encantadora."
Não sei, nem quero saber, o que o guarda redes do Sporting vai pensar disto, o mais certo, nesta fase, é ele só pensar nos seios dela e pouco mais, mas eu, enquanto ser lúcido, consigo entender perfeitamente a Liliana. Resumindo, ele é feio que nem um bode, mas ela, com a idade e currículo que tem, não se pode dar ao luxo de escolher muito. Assim, e para ela, o Rui Patricio é que nem cebola, ela chora, mas come.

terça-feira, 27 de março de 2012

Nada acontece por acaso!

Ainda em relação à manifestação de Lisboa e fazendo jus ao que eu vos disse, aqui fica a prova de que nada acontece por acaso, muito menos uma carga policial.

Coisas que eu ouço XXIV

Só faço m3rda!

É a evolução, eu sei, mas eu sou muito de me agarrar ao passado e, acima de tudo, cravo as unhas em velhos hábitos, por isso ter que deixá-los é, para mim, um sacrilégio.
O motor do blog foi alterado e eu detesto o novo. Detesto e odeio. Pior mesmo só o facto de ter quase a certeza que fui eu que alterei isto sem saber como. Dar a mim próprio com um gato morto na cara até ele miar, era pouco!

Não resisti!

Adidas Kanadia Tr4
Agora sim, vou para o ginásio feliz da vida!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Lloret del mar

Estive lá em 2001. Era eu criança adolescente e era Lloret anónima.
Basicamente é um pedaço de terra à beira mar recheado de bares, discotecas, hotéis e pensões. Pouco mais que isto. Confiem em mim, vivi lá uma semana.
É chocante ver que os últimos anos trazem de lá notícias horríveis e, pior, trazem cadáveres jovens. Chocante e assustador. Acho que este pedaço de território espanhol precisava de umas férias das viagens de finalistas e era importante que a iniciativa partisse de nós, sim porque deles eu duvido muito que parta. Há outros sítios capazes de albergar jovens que querem divertir-se durante uma semana longe dos olhos dos pais. Pensem nisso.

A manifestação de Lisboa

Eu não estive lá. Estava longe e não gosto dessas coisas. Multidões desorganizadas assustam-me e muito. Por isso importa referir que tudo o que eu escreva daqui para a frente está sujeito ao erro. Vou falar de algo que, como já disse, não presenciei, apenas vi imagens e textos trabalhados. Matéria parcial, digamos.
A imprensa mastigou esta manifestação, ou melhor, mastigou o trabalho das autoridades policiais durante esse dia. Como sempre, não é? É! Normalmente é assim, então se, como foi o caso, jornalistas são agredidos a coisa empola e ganha dimensões gigantescas.
Eu aceito que critiquem a forma como a intervenção policial foi feita, até entendo e acredito que tenha sido exagerada, mas custa-me a crer que tudo tenha começado do nada, isto é, não me parece credível que os manifestantes tenham sido surrados sem terem contribuído para tal facto.
Era importante referir que várias esplanadas foram vandalizadas, assim como diversas caixas multibanco. E agora eu pergunto: porquê? Havia necessidade disso? As esplanadas ou as caixas multibanco meteram-se com alguém? É importante que a imprensa também fale disto. Se há coisa que a mim me revolta é ver e saber que há gente que se junta a uma manifestação apenas com o intuito de destruir e de criar conflitos. Talvez sejam estes os que provocam a carga policial e essa mesma carga depois acaba por cair em cima de quem não merece, mas também é de conhecimento público, e se não é devia ser, que as autoridades policiais, neste tipo de situações, não seleccionam as pessoas em quem carregam. É injusto, eu sei, mas também entendo e acho que todos nós, se nos esforçarmos um bocadinho, acabamos por entender.
A imagem que está sentada em cima deste texto mostra-nos uma cadeira de uma esplanada qualquer que foi arremessada por um manifestante contra os agentes que ali estavam a justificar o seu salário.
É preciso sabermos viver em democracia. É preciso sabermos manifestar-nos. É preciso sabermos controlar os manifestantes. É preciso respeitar o espaço, as ideias e o trabalho dos outros. Se houver respeito tudo o resto flui naturalmente.

sexta-feira, 23 de março de 2012

quinta-feira, 22 de março de 2012

Segredo revelado

Abram-se as aspas e deixem passar "o Yannick nasceu para fazer partos". Palavras da Senhora Dona Luciana Abreu, esposa do que nasceu para fazer partos e anda aí a jurar a pés juntos que nasceu para jogar futebol.

Audi TT

Quem não gosta tem mau gosto!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Noite da mãe

foto minha
Em vez de amigos, copos e barulho, hoje foi a mãe, um chá e o sossego do lar. Sabe tão bem voltar a ser criança mesmo que seja só por uma noite.
Quanto ao chá, eu tive a feliz ideia de escolher o de manga e pêssego. Provem-no e digam-me qualquer coisa.

O Homer está apaixonado!

terça-feira, 20 de março de 2012

Pai,

eu poderia ter seguido o ritual do mundo e comentar-te ontem, mas uma pessoa especial como tu não merece ser embrulhado com todos os pais do mundo. Não querendo, com isto, menosprezar todos os outros, sim porque eles até podem ser bons pais, que eu até acredito que são, mas tu és o melhor.
O meu amor por ti é incondicional, tu e o mundo sabem disso. Faço questão de deixar que este sentimento viva a céu aberto. Tu e eu merecemos que ele viva nestas condições.
Ninguém melhor do que nós sabe o quão iguais nós somos. As nossas semelhanças obrigam ao choque, motivam o confronto e fazem com que muitas vezes ninguém à nossa volta nos entenda, mas nós sabemos porque tudo acontece, nós sabemos a mecânica um do outro e isso não tem preço. Sei-te de cor, pai e tu sabes-me ainda melhor.
Sempre que os meus ouvidos abraçam as palavras "és tal e qual o teu pai", o meu peito enche-se de orgulho e o meu ego toca nas nuvens.
Obrigado por existires, por seres como és e por seres meu. Amo-te, Pai.

Lyani Viiktórya

A segunda filha de Luciana Abreu e Yannick Djaló já nasceu. Chama-se Lyani Viiktórya.
E quanto a humor, por hoje, é tudo.

sábado, 17 de março de 2012

sexta-feira, 16 de março de 2012

Querer é poder?

Queria esta casa.
Queria-te a ti dentro dela.
Queria apreciar-vos às duas.
Queria juntar-nos aos três um dia.
Se querer é poder isto vai acontecer.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Acidente na Suíça

Eram crianças que respiravam os seus primeiros ares. Tinham doze primaveras às costas. Só doze. Eram projectos de homens e mulheres. Queriam crescer saudáveis ao lado dos que os amam. Tinham conquistas prometidas. Iam ser felizes para sempre.
Foram à neve. Todos juntos. Felizes e inocentes. Eram colegas de carteira e amigos de coração. A viagem deles só teve partida, a chegada ficou adiada eternamente. Foram engolidos pela frieza da vida, essa maldita que tem tanto respeito pelos inocentes como pelos culpados.
Estes inocentes, que agora só respiram em imagem congeladas, não mereciam este abafo repentino. Os progenitores e respectivas famílias de cada um deles não mereciam o peso da dor que vão carregar até ao último dos seus dias. O verbo viver quando conjugado para crianças nunca poderia ser feito no seu pretérito.
Que as almas das vinte e duas crianças e dos seis adultos que ficaram nas latas daquele autocarro descansam em paz.
A vida é tão justa que acaba sempre por ser adjectivada de injusta. E merece-o!

Quero-te!

Quero-te de um jeito malandro
A impedir o meu abrando
Quero-te num traje formal
A cobrir o teu lado animal
Quero-te louca e irresponsável
A tornar um desejo palpável
Quero-te deitada e sem roupa
A dares a ideia de que és louca
Quero-te na cama de cabelos espalhados
A exigir os nossos corpos entrelaçados
Quero-te com forte batimento cardíaco
A gritar que o meu corpo é paradisíaco
Quero-te ouvir a gritar
A dizer-me para não parar
Quero-te a olhar-me profundamente
A pensar que é pouco o para sempre
Quero-te bem agarrada a mim
A jurar que isto não vai ter fim.

terça-feira, 13 de março de 2012

Encomendem já!

Um livro que pode ser lido estando vós na horizontal ou na vertical e por apenas dez euros.
Basta entrar aqui e encomendar. Não demorem é muito, não vá ele esgotar.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Verão, és tu?

Moda?

Fora de brincadeiras, quem é que veste isto? Sendo certo que o isto tem o mesmo significado que outras duas palavras e a primeira delas seria esta.

Coisas que eu ouço XXXI

De volta à realidade

A última semana cobriu-me de fama. Foi uma fama caseira, é certo, mas não deixou de ser fama. Andei em folhas de jornais, respondi a perguntas em cadeiras de rádios, recebi muitos parabéns, coisa que nunca me tinha acontecido fora de Setembro, dei beijos e abraços em muita muita gente, quase parecia o Paulinho das feiras, tirei fotos e, imaginem só, dei autógrafos. Enfim, uma agitação dos diabos.
Hoje regressei à realidade com a ideia de que a responsabilidade é maior. Não me perguntem porquê, mas medi-a hoje e ela estava bem maior. São mais a lerem-me. Deve ser por isso.
Vou ser o que sempre fui, escrever como sempre escrevi e falar-vos com o coração nas pontas dos dedos como sempre falei. É isto que vos prometo.
A aventura foi boa, foi tudo muito giro, mas a minha vida não é bem aquela e é com a perfeita consciência disso que eu volto aqui para nosso cantinho, sim, nosso, porque isto não é só meu.

sábado, 10 de março de 2012

"O Olho Vivo - Textos do blog"

O meu obrigado a cada um de vós é pouco ou nada.
Não há palavras para descrever aquilo que vivi ontem na Biblioteca Municipal de Vila Real. Fomos mais de cento e trinta pessoas dentro do auditório, sendo certo que mais de trinta tiveram que ficar de pé. Peço desculpa a essas e agradeço-vos a todos, do fundo do meu coração.
Pulverizamos o record de assistência no lançamento de um livro, mostramos que noventa cadeiras a nós que somos unidos não nos bastam e explicamos a quem nos rodeia que ter amigos é a melhor coisa do mundo. De importante fica esta última nota.
Posso viver cem anos que nunca irei esquecer a noite passada.

sexta-feira, 9 de março de 2012

O Grande Dia

Falta uma hora.
Façam como eu e apareçam por lá.

Notícias de Vila Real

Mais um pedaço de papel que viverá no meio do peito das minhas memórias.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Eu na rádio

Foi ontem. Foi de manhã e foi à tarde.
De manhã o nervosismo tinha mais um ou dois palmos que o da tarde.
Tratou-se de uma experiência nova que era impensável até há pouco tempo, o certo é que aconteceu e eu vivi cada minuto com uma intensidade incrível.
Sentado numa cadeira que nunca foi minha, virado para microfones que eu nunca tinha visto e a falar com pessoas que me eram estranhas até ontem. O meu dia de ontem passou-se assim.
Acabaram por ser conversas informais gravadas e que deixarão de ser privadas para passarem a ser públicas no dia do lançamento oficial do livro, ou seja, amanhã mesmo.
De manhã fui recebido na Rádio Universidade de Vila Real e entrevistado pela Mila, a quem deixo desde já o meu obrigado pela simpatia e profissionalismo, a conversa durou cerca de quinze minutos, penso eu, sim porque nestas coisas perde-se a noção do tempo, e foi tão simples quanto agradável.
À tarde a Rádio Voz do Marão acolheu-me para uma entrevista de aproximadamente vinte minutos, entrevista essa que ficou a cargo da Sofia, e aproveito a oportunidade para lhe agradecer, também a ela, todo o profissionalismo e simpatia, foi uma conversa que fluiu naturalmente e por isso se tornou tão boa.
Pelo que sei a entrevista da Rádio Universidade passará amanhã entre as onze e o meio dia e a entrevista da Rádio Voz do Marão passará também amanhã por volta das dezoito horas. De qualquer forma tentarei que as mesmas sejam publicadas aqui no blog para possam ouvi-las na íntegra.

Noutro jornal perto de si

Depois do jornal A Voz de Trás-os-Montes ter pendurado numa das paredes do seu semanal a notícia que fazia referência à apresentação do meu livro e, como não podia deixar de ser, a mim, agora foi a vez do jornal Notícias de Vila Real me permitir que eu fizesse parte da sua publicação desta semana.
A notícia virtual está aqui, a de papel, logo que possa, partilharei convosco. Esta é mais curta.
O meu obrigado a quem tornou estas pequenas coisas, que para mim são gigantes, possíveis.

A todas Elas,

terça-feira, 6 de março de 2012

iWatch

A Apple não sabe mesmo brincar!

segunda-feira, 5 de março de 2012

Hoje

Vou entrar na tua cama bem devagar
Não quero que digas nada, só te quero abraçar
Quero olhar para ti e sentir-te junto a mim
Preciso de saber que isto não vai ter fim
Hoje estou fraco, sou um homem deprimido
Dá-me o teu carinho e um abraço sentido
Não quero loucuras nem roupa no chão
Basta o teu olhar que me acalma o meu coração
Vamos puxar o lençol e fugir do mundo
Preciso disso, nem que seja só por um segundo
Olha-me nos olhos e pede-me calma sem falar
Põe a tua mão no meu peito e faz-me abrandar
Quero brincadeiras parvas, daquelas que me fazem sorrir
São elas que tiram do meu dicionário a palavra desistir
Sorri para mim que o teu sorriso faz-me sonhar
Depois não pares porque eu não quero acordar
Isto de viver a vida de fácil tem muito pouco
Se não fosses tu aqui eu não seria mais do que um louco.

Pedaços dos Oscars

O Artista ganhou o Oscar de melhor filme. Podíamos ficar por aqui, mas a isto podemos acrescentar que foi a primeira vez na história dos Oscars que um filme falado em língua diversa do inglês venceu este prémio. Imaginam agora o peso da estatueta em cima desta capa?
Pois bem, este não é, de todo, o meu estilo de filmes. Não vou estar aqui a babar-me para cima d'O Artista só porque ele ganhou o que ganhou. Gostei do filme, é certo, mas não me encheu as medidas. A preto e branco, mudo e fantástico, para mim, só o Charlie Chaplin.
É um bom filme, óbvio, é bem conseguido, tem uma história maravilhosa, o cão anima a coisa, os actores fazem um grande trabalho e tudo tem um seguimento lógico. Em suma é isto.
Se vale a pena ver? Óbvio!
Meryl Streep venceu o Oscar de melhor actriz com o papel interpretado n'A Dama de Ferro. Merece-o sem qualquer sombra de dúvida. Que papelão! Se só por isto vale a pena ver? Sim, vale. Mas o filme vai muito além de Meryl. É uma história verídica e isto para mim quase que basta, sou adepto de realidades nas telas de cinema. Para além de verídica é uma história que nos dá alguma cultura e não deixa de ser uma lição de vida. A filha de um merceeiro foi Primeira-Ministra de Inglaterra. A primeira e única, até ver.
Gostei muito do que vi e aconselho-vos a perder uma hora e quarenta do vosso tempo.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Falta uma semana!

É um trabalho bom. Sabe bem. Mas isto dá muito trabalho. Acreditem!
Falar com quem tem que se falar. Há conversas que têm mesmo que ser presenciais.
Verificar a sala e o número de cadeiras. Presumo que não cheguem.
Bebidas, comidas, louças e mesas. Mais parece um copo de água de um casamento.
Os convites e os cartazes. Não são imperativos, mas fazem parte e ficam bem.
Falta uma semana para a cerimónia do lançamento do meu livro e eu já ando com um nervoso miudinho às costas. Assumo. Estou ansioso por vos ver e nervoso por vos enfrentar. Enfim. Até lá, minha gente.

Coisas que eu ouço XXX

quinta-feira, 1 de março de 2012

Num jornal perto de si!

Vale o que vale, mas a mim e aos meus enche-nos de orgulho.
Se há uns tempos, não muito distantes, me dissessem que eu ia ler linhas minhas num jornal que compro, eu diria que era mentira, mas a realidade é esta e cabe-me a mim desfrutar dela. Assim o farei, prometo.
O meu obrigado a todos os que, de uma maneira ou de outra, contribuem para o meu sucesso. Sozinho sou um zero.

Burocracias

Local do lançamento do livro "O Olho Vivo, textos do blog"
Biblioteca Municipal Dr. Júlio Teixeira
Grémio Literário Vila-Realense
Auditório
Câmara Municipal de Vila Real

Velhos tempos

Os meus anos caminhavam para os dez, mas ainda só tinham nove.
Eu era um menino como tantos outros que por lá andavam. Só queríamos que a bola rolasse, saltasse e balançasse as redes para podermos correr uns de trás dos outros e abraçar-nos como se não houvesse amanhã.
É só uma Menção Honrosa por ter participado na conquista do Campeonato Distrital de Futebol de Infantis da Associação de Futebol de Vila Real, mas tem o peso de uma Liga dos Campeões.
Já passaram muitos anos. Quase vinte. O vinte e nove de Maio de mil novecentos e noventa e três está cada vez mais longe, mas só no calendário, no meu peito e na minha memória foi ontem. Ontem ou hoje de manhã.