quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O futebol


"O futebol é um estilo de vida. Relva, sol, frio, chuva e terra. O treino terminou, passa das nove da noite e lá vou eu com o saco debaixo do braço. Viagem para casa e tentar ainda jantar. No treino raspei a pele, espero que amanhã não caia para o mesmo lado. Chego a casa e diz a minha mãe: sacode as chuteiras ou deixa-as lá fora.
O que é que nos dá força para, época após época, continuar no futebol?
Aos domingos gosto de dormir, dizem os outros. Nunca estamos juntos, diz a tua namorada. Pensa mas é em estudar e trabalhar, dizem os teus familiares.
Ouves isto, pensas para ti e sorris.
Que sabem eles do que significa o futebol para ti? Que sabem eles da tensão e ansiedade que não te deixa dormir um dia antes do jogo? Que sabem eles dos jogos em que jogaste com alguma dor ou mau estar? Que sabem eles do que sentes quando marcas um golo e os teus colegas te abraçam desesperadamente? Que sabem eles das pancadas que levas e da dor que te provocam? Que sabem eles do que sentes no balneário quando sai a convocatória? Que sabem eles do que sentes quando não jogas? Que sabem eles da força que te dá uma palmada nas costas de um colega quando um passe te corre bem? Que sabem eles do teu respirar fundo quando o treinador dá o onze inicial? Que sabem eles do que sentes quando estás no banco de suplentes? Que sabem eles do que é ganhar ou perder um jogo a cinco minutos do fim? Que sabem eles do que pensas dez minutos antes do jogo? Que sabem eles do que é estar a aquecer desde os primeiros cinco minutos da segunda parte na esperança que o treinador te mande entrar? Que sabem eles como vibras numa vitória? Que sabem eles da dor que se sente numa derrota? Que sabem eles do que sentes quando o jogador que deverias marcar faz golo? Que sabem eles das quedas que dás e das vezes que tens de te levantar? Que sabem eles do que é dar o ultimo pique quase sem conseguir respirar? Que sabem eles do que sentes quando vês o jogo da bancada? Que sabem eles o que é estar parado ou perderes o resto da época por lesão? Que sabem eles dos banhos de água fria que já tiveste de tomar? Que sabem eles do calor, frio e chuva que tiveste de suportar? Que sabem eles o que é treinar todos os dias nos meses de verão quando todos os teus amigos estão de férias? Que sabem eles quando todos vão sair para dançar e tu vais dormir para jogar no dia seguinte? Que sabem eles das privações que tens? Que sabem eles o que é sair de um treino ou de um jogo com fome e não ter o que comer? Que sabem eles o que é não poderes reunir-te diariamente com os teus amigos e família? Que sabem eles do quanto amas o futebol? Que sabem eles o que é perder a juventude em prol desse amor? Que sabem eles o que é chegar ao fim de uma época e deixar os amigos que fizeste? Que sabem eles o que é treinar de segunda a sexta e no domingo não estar sequer convocado? Que sabem eles do que se sente ao perder-se uma final? Que sabem eles da emoção, pele de galinha, e o que sentimos ao ler esta pequena nota. Terra. Relva. Arranhões. Dez pessoas contigo. Onze do outro lado do campo. Esta é a nossa vida. Que sabem eles?!
Muita gente diz que o futebol não tem nada a ver com a vida. Não sei quanto sabem da vida, mas de futebol sei que não sabem nada!

Na vida, como no futebol, se perdermos um jogo perdemos pouco, se perdermos a honra perdemos muito, mas se perdermos a coragem perdemos tudo!"

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Há um ano!

Foi há precisamente um ano, mas ainda hoje, ao ler isto, as lágrimas dançam nos meus olhos. Obrigado, meu Deus, por teres tomado conta de quem toma conta de nós, ele.

Sucesso é isto!


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cristiano

Descobri hoje que no calendário dos nomes 13 de Novembro é dia do Cristiano. Pessoa charmosa, amável, expressiva, muito criativa e um tanto curiosa.
Palavras dos entendidos, não minhas. Atenção.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Outra vez formador

Na quinta-feira que já lá vai dei inicio a uma nova aventura como formador.
Entre a primeira e a última hora já se meteram muitas, mas eu não esqueço o nervosismo da primeira. A experiência que fui adquirindo permite-me que hoje seja fácil para mim estar numa sala de aulas, de pé, virado para uma turma, a falar de um assunto que bem conheço e onde a minha grande preocupação seja a aprendizagem de quem me ouve.
Gosto de ensinar, faço questão que me entendam, não quero duvidas na cabeça de quem está de frente para mim e, acima de tudo, quero um ambiente de respeito mutuo onde o dar e receber é a base do sucesso. Se nos ajudarmos uns aos outros tudo é mais simples, numa sala de aula e na vida.
Tento ser para os meus alunos/formandos aquilo que desejava ver naqueles que me deram aulas e por isso não posso esquecer, nem esqueço, que eu já estive do outro lado. É importante o silêncio, mas também é importante a conversa. É importante o ser pontual, mas também importante o intervalo. É importante exigir respeito, mas também é importante respeitar. É importante manter distâncias, mas também é importante estar lado a lado.
Ser formador preenche-me e faz-me feliz. Nunca pensei dizer isto, mas é a mais pura das verdades. Sendo certo que este preenchimento e esta alegria dependem muito de quem partilha a sala de aula comigo e até hoje, felizmente, só posso falar bem do que me tem calhado em sorte.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Não vos esqueço!

Avô António.
Avó Juliana.
Avô Amândio.
Tiago.