Há uns dias, não há muitos, decidi, por conta própria e no maior dos segredos, enviar pedaços deste blog para uma editora, no caso a Chiado Editora. Queria uma opinião qualificada e profissional sobre o que escrevo. Pretendia saber se o que deixo neste blog era editável.
A minha escrita era passível de elogios, mas sempre envoltos em sentimentos, isto porque vinham de pessoas próximas e que me querem bem. Não que estes sejam inválidos, que não são, mas não têm o valor nem o peso de quem, primeiro, é imparcial, e segundo, é qualificado para o efeito.
Os dias passaram sem resposta e eu, aos poucos, fui-me acostumando e conformando com a ausência dela. Pensava eu que era um não camuflado. Aceitei e esqueci o assunto.
Hoje, porém, tive uma surpresa ao abrir a minha caixa de e-mail. A Chiado Editora tinha uma resposta para mim. Tal era a minha esperança que comecei a ler a dita em sentido inverso, do fim para o início, até que começo a ver números e percentagens, o que me fez ler o referido e-mail tal como mandam as regras.
A noticia era das melhores que já tive na vida. A editora depois de ter feito uma análise literária e comercial decidiu apresentar-me uma proposta de edição.
O que até hoje era uma utopia transformou-se num sonho tornado realidade. Acho que não preciso de vos dizer mais nada, o que vos digo serve perfeitamente para medirem o tamanho da minha alegria.
Partilho convosco o que a minha caixa de e-mail tinha para mim hoje de manhã:
"Caro Cristiano Moreira,
Antes de mais, agradeço-lhe a oportunidade que nos concedeu para analisarmos o seu Original blog "O Olho Vivo" bem como alguns dos seus textos que vieram num ficheiro em separado.
Depois de termos realizado a análise literária e comercial da obra temos a seguinte Proposta de Edição para lhe apresentar:
A Chiado Editora edita uma edição de 500 exemplares do seu Original com cerca de 50 textos originais seus.
O PVP da obra será de 10 euros. Os exemplares serão distribuídos em livrarias por todo o país, recebendo o Autor __% do preço de capa como pagamento de Direitos de Autor.
A Chiado Editora compromete-se a distribuir a obra por todo o país, assim como em realizar a sessão de lançamento, com a finalidade de a divulgar.
No caso da Primeira Edição esgotar no prazo de 1 ano a Chiado Editora compromete-se a realizar novas edições da obra, não tendo o autor qualquer encargo com as mesmas e continuando a receber __% a título de Direitos de Autor.
Todas estas condições serão exaradas num contrato de edição.
Sinta-se à vontade para me contactar, no caso de ter alguma dúvida ou questão.
Despeço-me aguardando a sua resposta.
Atentamente,
Camila Figueiredo
Executive Editor
Chiado Editora
Break Media Holding"
Parabéns Cris...;) imponha-se, de facto, a publicação de alguns dos excelentes textos que aqui partilhas... Confesso que não fico surpreendido com a excelente notícia que hoje recebeste por parte da Editora em questão, a qualidade sempre esteve lá, só faltava que tu próprio te convencesses, de que aquilo que tu encaravas como um passatempo, era na realidade um dom...;) Fazendo um prognóstico "informado", prevejo que os ditos 500 exemplares esgotarão mais rápido, que água no deserto...:)Congrats e um Abç orgulhoso...
ResponderEliminarPrabéns , meu irmão , tu mereçes . Força , VOU COMPRAR esse vai ser o meu 1º livro ;)
ResponderEliminarPaulinho, meu amigo, tenho que te agradecer por toda a força que me deste, pelo impulso que geraste e por cada palavra tua!
ResponderEliminarCom amigos como tu a vida torna-se mesmo fácil e boa de viver! Obrigado!
Espero que o teu prognóstico esteja correcto, era maravilhoso! ;)
Aquele abração, brother!
Kiko, obrigado pelas tuas palavras!
ResponderEliminarFico feliz por contribuir para o inicio da tua vida literária! :)
Grande abraço!
Parabéns Cristiano, embora nunca o tenha dito aqui, acho que escreves muito melhor que alguns "autores" da praça.É com sinceridade que digo que é um orgulho ter um vizinho assim.
ResponderEliminarForça.
E com muito agrado que vejo esta noticia pois costumo ficar feliz com as boas noticias vindas de amigos como a cerca de um mês tu entraste para esse lote de amigos fico muito feliz por ti.
ResponderEliminarBoa sorte e boas vendas são os desejos dos teus amigos Filipe e Marina..
Não te esqueças de avisar quando o livro sair para eu comprar.
Primaço! Muitos parabéns. Vou comprar! Abraço.
ResponderEliminarMax, caro vizinho, agradeço-lhe os elogios, de coração. Desconhecia, até, que lesse o meu blog, mas é com enorme orgulho que me torno conhecedor da sua opinião. O meu muito obrigado pelas suas palavras.
ResponderEliminarUm abraço.
Grande Filipe, acredita que também estás nesse lote de amigos e considero-te muito, por isso resta-me agradecer pelos teus desejos e garantir-te que serás informado quando a "criança" nascer! ;)
ResponderEliminarUm abraço para ti e beijinhos para a Marina!
Primo, muito obrigado!!
ResponderEliminarEspero que compres e que, acima de tudo, disfrutes da compra! ;) Grande abraço!
Tal como te prometi mano ja ca vim ver a noticia que pelos motivos que te expliquei nao deu para vizualizar mais cedo ... Fico muito feliz por ti, sabes bem que so te desejo o melhor que esta vida possa dar, e quando o livro sair eu irei compra-lo com todo o gosto :) Orgulho por ti! Um grande abraço campeao
ResponderEliminarPalmeira
Parabéns!!!! É bom ver o talento ser reconhecido. Boa sorte para tudo
ResponderEliminarSei bem o que me desejas mano e sabes que retribuo cada desejo teu! É bom saber que tenho os amigos por perto, porque sem eles nada faz sentido! Obrigado pelo orgulho que sentes e lembra-te que ele é recíproco!
ResponderEliminarGrande abraço!
Obrigado Tatiana, pelas palavras e pelos desejos!!
ResponderEliminarParabéns e reserva um para mim.....
ResponderEliminarabç
Pio
Obrigado meu amigo! Reserva efectuada! ;)
ResponderEliminarForte abraço!
Estás de Parabéns e depois quero um exemplar ok? bjinho
ResponderEliminarObrigado! Espero que essa vontade de ter um exemplar se aguente até à data da publicação! :) Beijinho!
ResponderEliminare vai demorar assim tanto essa publicação?
ResponderEliminarA pressa é inimiga da perfeição.
ResponderEliminarQuando houver novidades elas serão tornadas públicas.
O seu livro foi publicado? O que achou da qualidade da impressão? Ficou como vc tinha idealizado?
ResponderEliminar