
Há uns dias, não há muitos, decidi, por conta própria e no maior dos segredos, enviar pedaços deste blog para uma editora, no caso a Chiado Editora. Queria uma opinião qualificada e profissional sobre o que escrevo. Pretendia saber se o que deixo neste blog era editável.
A minha escrita era passível de elogios, mas sempre envoltos em sentimentos, isto porque vinham de pessoas próximas e que me querem bem. Não que estes sejam inválidos, que não são, mas não têm o valor nem o peso de quem, primeiro, é imparcial, e segundo, é qualificado para o efeito.
Os dias passaram sem resposta e eu, aos poucos, fui-me acostumando e conformando com a ausência dela. Pensava eu que era um não camuflado. Aceitei e esqueci o assunto.
Hoje, porém, tive uma surpresa ao abrir a minha caixa de e-mail. A Chiado Editora tinha uma resposta para mim. Tal era a minha esperança que comecei a ler a dita em sentido inverso, do fim para o início, até que começo a ver números e percentagens, o que me fez ler o referido e-mail tal como mandam as regras.
A noticia era das melhores que já tive na vida. A editora depois de ter feito uma análise literária e comercial decidiu apresentar-me uma proposta de edição.
O que até hoje era uma utopia transformou-se num sonho tornado realidade. Acho que não preciso de vos dizer mais nada, o que vos digo serve perfeitamente para medirem o tamanho da minha alegria.
Partilho convosco o que a minha caixa de e-mail tinha para mim hoje de manhã:
"Caro Cristiano Moreira,
Antes de mais, agradeço-lhe a oportunidade que nos concedeu para analisarmos o seu Original blog "O Olho Vivo" bem como alguns dos seus textos que vieram num ficheiro em separado.
Depois de termos realizado a análise literária e comercial da obra temos a seguinte Proposta de Edição para lhe apresentar:
A Chiado Editora edita uma edição de 500 exemplares do seu Original com cerca de 50 textos originais seus.
O PVP da obra será de 10 euros. Os exemplares serão distribuídos em livrarias por todo o país, recebendo o Autor __% do preço de capa como pagamento de Direitos de Autor.
A Chiado Editora compromete-se a distribuir a obra por todo o país, assim como em realizar a sessão de lançamento, com a finalidade de a divulgar.
No caso da Primeira Edição esgotar no prazo de 1 ano a Chiado Editora compromete-se a realizar novas edições da obra, não tendo o autor qualquer encargo com as mesmas e continuando a receber __% a título de Direitos de Autor.
Todas estas condições serão exaradas num contrato de edição.
Sinta-se à vontade para me contactar, no caso de ter alguma dúvida ou questão.
Despeço-me aguardando a sua resposta.
Atentamente,
Camila Figueiredo
Executive Editor
Chiado Editora
Break Media Holding"