terça-feira, 12 de novembro de 2013

Outra vez formador

Na quinta-feira que já lá vai dei inicio a uma nova aventura como formador.
Entre a primeira e a última hora já se meteram muitas, mas eu não esqueço o nervosismo da primeira. A experiência que fui adquirindo permite-me que hoje seja fácil para mim estar numa sala de aulas, de pé, virado para uma turma, a falar de um assunto que bem conheço e onde a minha grande preocupação seja a aprendizagem de quem me ouve.
Gosto de ensinar, faço questão que me entendam, não quero duvidas na cabeça de quem está de frente para mim e, acima de tudo, quero um ambiente de respeito mutuo onde o dar e receber é a base do sucesso. Se nos ajudarmos uns aos outros tudo é mais simples, numa sala de aula e na vida.
Tento ser para os meus alunos/formandos aquilo que desejava ver naqueles que me deram aulas e por isso não posso esquecer, nem esqueço, que eu já estive do outro lado. É importante o silêncio, mas também é importante a conversa. É importante o ser pontual, mas também importante o intervalo. É importante exigir respeito, mas também é importante respeitar. É importante manter distâncias, mas também é importante estar lado a lado.
Ser formador preenche-me e faz-me feliz. Nunca pensei dizer isto, mas é a mais pura das verdades. Sendo certo que este preenchimento e esta alegria dependem muito de quem partilha a sala de aula comigo e até hoje, felizmente, só posso falar bem do que me tem calhado em sorte.

Sem comentários:

Enviar um comentário