quarta-feira, 30 de julho de 2014

Nove anos sem ti

Fui ontem à tua missa, amigo.
Já passaram nove anos desde a tua partida. Nove anos assim, num abrir e fechar de olhos.
Estive com os teus, carregam a mesma dor desde o dia em que lhes disseste adeus, mas vivem, lutam e não desistem. Admiro-os. É assim que tem que ser, eu sei, é assim com todos nós, também sei, mas a eles admiro-os mais ainda. Não me perguntes porquê. Talvez o carinho que nos une seja culpado dos olhos com que os observo. Talvez.
Estejas lá onde estiveres sei que vais tomar conta deles e fá-lo da forma que tens feito. Ontem vi sinais de que lhes tens mostrado o caminho certo da vida. Dá-lhes força, que eles bem precisam e bem merecem. Para mim não peço nada, sei que não preciso. Conheço o teu coração.
Um abraço, Tiago. O nosso abraço.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Manuela Moura Guedes

Gosto do Quem Quer Ser Milionário. Não gosto da Manuela Moura Guedes. Do programa sempre gostei, dela nunca gostei muito. O problema é que nesta altura não é possível separar uma coisa da outra e por isso, com muita pena minha, tive que deixar de ver este concurso.
Não entendo como permitem que a apresentadora tenha a postura que tem. A senhora parece que está ali a fazer o jeito aos concorrentes, então se não gostar de quem lá está a tentar ganhar algum está o caldo entornado, chega mesmo a ser mal educada. Não se admite.
Ó Dona Manuela se não gosta do que faz, se está contrariada, demita-se. O país agradece!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

quinta-feira, 17 de julho de 2014

O sucesso de um amigo

Há uns atrás, era eu um adolescente que dava uns pontapés na bola, o meu clube apresentou-me um novo treinador e a vida tratou de o transformar num amigo daqueles que ficam para sempre, mesmo que à distância. Com ele aprendi muito daquilo que se deve fazer dentro das quatro linhas de um campo de futebol, mas mais importante que isso foi tudo o que ele me ensinou com a bola longe dos pés. Com ele cresci, aprendi a ser mais homem e, acima de tudo, tornei-me um ser humano melhor. E hoje, passados catorze ou quinze anos, já nem sei bem, a nossa amizade mantém-se e ainda bem que se mantém porque gente boa e de coração cheio fazem sempre falta e sabem-nos sempre bem.
No que à bola diz respeito, rapidamente se notou que este treinador tem uma característica que só os predestinados têm, isto na minha opinião. Está nele bem vincada a capacidade de retirar o melhor de cada um dos que trabalham consigo e quando assim é tudo se torna mais fácil. A amizade e a união que ele cria no grupo faz com que os que dele fazem parte se sintam capazes a dar tudo pela equipa, pelo treinador e pelo clube. A realidade é que este treinador tem tido sucesso por onde tem passado e como todos nós sabemos nada acontece por acaso e o sucesso vive de mão dada com o trabalho. Só quem trabalha muito pode atingir determinados patamares. O trajecto deste meu amigo tem sido feito com passos seguros e sempre bem dados, com a paciência que só os que sabem o que querem têm.
Hoje ele é treinador dos juniores da Académica de Coimbra e eu só posso dizer a quem é da Briosa e a quem confiou nas qualidades deste senhor da bola que a escolha não poderia ter sido mais acertada e o futuro dar-me-á razão, tenho a certeza.
Um dia vou vê-lo em estádios da dimensão da sua qualidade, em jogos que a televisão vai transmitir e eu, se Deus quiser, estarei por perto a aplaudi-lo e a dizer-lhe que tudo o que ele conquistou foi mais do que merecido.
O sucesso dos meus amigos sabe-me tão bem como o meu, por isso e por tudo o que me une ao Professor Miguel eu só posso desejar-lhe o que de melhor esta vida tem.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Pós cirurgia

Quarenta dias após a cirurgia eu voltei a correr.
Saí de casa só para experimentar, ainda na duvida se corria ou caminhava, comecei a acelerar o passo e só parei quando voltei ao ponto de partida. Foram quatro quilómetros e qualquer coisa a um ritmo aceitável para quem esteve na prateleira desde abril.
O joelho portou-se lindamente, mesmo sem a massa muscular no seu estado normal. Notei, como era de prever, que perdi pulmão, mas isso não é nada que não se consiga resolver. Importante é que o que realmente me preocupava respondeu da melhor maneira possível. Hoje, passados dois dias, estou com aquelas dores musculares que já não me lembrava de ter, mas feliz.

terça-feira, 8 de julho de 2014

O mundial de Portugal

Que nada acontece por acaso já todos sabemos, ou, pelo menos, desconfiamos. E, isto cá entre nós, ninguém engoliu muito bem aquela história de que foi a humidade e o calor que não os deixaram correr no Mundial do Brasil. Podiam prejudicá-los, mas não os tolhiam como os tolheram. As escolhas, essas, também não foram as melhoras, verdade seja dita, levamos para lá muito homem a precisar de fisioterapia, é verdade, mas podiam, pelo menos, ir com vontade de representar um país, com o mínimo de profissionalismo que se exige a um atleta que está presente numa fase final de um Mundial.
O certo é que há quem tenha ido para o Brasil com objectivos previamente traçados e nenhum deles passava por deixar em campo sangue, suor e lágrimas. E nós, aqui feitos parvos, a acreditar que era possível irmos longe, muitos sonharam até com a conquista inédita do troféu, outros acharam que eles iam dar o que tinham e o que não tinham por nós, e houveram até aqueles, os que são de bom tempo, a terem a certeza, mesmo vendo os outros a correrem muito mais, que eram as elevadas temperaturas e a muita humidade que não os deixavam ser melhores.
A verdade é que o Beto, ainda antes do Mundial ter começado, já estava a organizar a sua vida no nosso país irmão, prova disso é o facto de Deh Alves estar à sua espera no hotel logo depois do jogo entre Portugal e o Gana, provavelmente o facto de Beto ter chorado em campo motivou a visita desta manequim brasileira, tentando assim animar o guarda redes português, que, mesmo lesionado, satisfez a menina e deixou-lhe uma excelente imagem.
Resumindo, é sempre bom saber que enquanto os portugueses que por cá ficaram lamentavam a nossa precoce eliminação da competição o Beto estava a dar uma boa imagem do macho português em camas brasileiras. Houve até tempo para um arrufo amoroso entre o casalinho, sendo que Cristiano Ronaldo, como bom capitão de equipa, tratou logo apaziguar as coisas. Muito bem, malta!
É ver para crer!

terça-feira, 1 de julho de 2014