quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Como será este novo FC Porto?

Não acredito neste Porto.
Gosto do Sporting.
Duvido do Benfica.
Tudo o que penso está neste texto, publicado no MaisFutebol.
"Estará o F.C. Porto mais forte esta época?
A pergunta pressupõe uma outra: com Quaresma ou sem?
O campeão arrancou sem saber se quer contar com um dos jogadores mais influentes do tri e isso para já está a fazer alguma diferença. Isso e mais três ou quatro questões.
Ao contrário da época passada, agora as caras novas chegam e jogam. Talvez um pouco até de mais. Por exemplo na defesa. Bosingwa foi embora, chegou Sapunaru, que é bem diferente. Mais alto, bom de cabeça, menos ofensivo, um pouco tímido até. Chegou Benítez, Fucile foi para o «banco». Assim de repente, Jesualdo tem metade da defesa nova. Pode nem ser um problema, mas até ver são legítimas as dúvidas.
No meio-campo ficaram a intensidade e o génio, Raul Meireles e Lucho. Saiu quem suportava tudo aquilo, Paulo Assunção. O brasileiro jogava a posição mais importante de uma equipa de futebol. No fundo, era ele quem segurava o manual da máquina. Em caso de dúvida era a ele que todos recorriam. Há pessoas assim: só quando partem percebemos exactamente o espaço que ocupavam e a importância que tinham.
Claro que é ainda mais substituir alguém se não houver propriamente um substituto. Guarín anda a jogar por ali, mas é evidente que a vocação do colombiano é outra. No passado, o meio-campo vivia das movimentações de Lucho e Raul Meireles, que sabiam sempre que as costas estavam guardadas. Guarín é também ele um sonhador, fascinado pela bola e atraído pela baliza adversária. Introduzir o colombiano no meio-campo, sem violentar a sua natureza poderá contribuir para tornar o sector ainda mais forte. Afinal, o adversário teria de contar com mais um jogador que chega à sua área. Mas isso obriga a repensar todas as rotinas e pedir a Raul e Lucho que também passem pela posição «6» em alguns momentos do jogo. Enfim, é um desafio, algo que está por fazer.
Na frente, o enigma Quaresma. Com ele, Lisandro e Rodríguez o F.C. Porto terá a linha avançada mais forte da Liga. Com Mariano, Tarik ou Hulk será outra coisa. Menos boa, claro. A equipa continua também a precisar de uma alternativa sólida a Lisandro. Farías é um finalizador, falta um «homem grande», que jogue bem de cabeça.
CONCLUSÃO
Não é seguro que o F.C. Porto esteja melhor. Mas é legítimo esperar que seja tão forte como na época passada. No entanto, a participação de diversos futebolistas contratados aumenta a zona cinzenta, os «ses», permite dúvidas e atrai erros (viu-se na Supertaça). No futebol compra-se quase tudo, menos rotina. Isso só o tempo e o treino podem oferecer.
MAIS
As duas figuras da época passada mantiveram-se. Lucho e Lisandro estão lá. O treinador também é o mesmo, a estrutura não abanou apesar das dificuldades para convencer a UEFA de que podia participar na Liga dos Campeões. O sistema de jogo também permanece igual, pelo que não há grandes motivos para uma falsa partida. Isto apesar do que se viu o Algarve, com o Sporting. Mas em 2007/08 também foi assim e viu-se o resultado no fim.
MENOS
O F.C. Porto foi incapaz de responder a esta pergunta nas primeiras semanas da época e por isso chegou mais frágil ao primeiro jogo oficial. E perdeu uma Supertaça. Se Quaresma for vendido, o campeão somará a Paulo Assunção e Bosingwa uma terceira saída de peso. Se ficar e jogar ao seu nível isso aumentará imediatamente a percentagem de possibilidades de o campeão renovar o título. Se ficar e jogar só de vez em quando será mau para jogador e clube. Seja qual for a solução, chegará tarde de mais para salvar a Supertaça. Os efeitos no campeonato poderão surgir mais tarde.
ESTRELA
O uruguaio Cristián Rodríguez trocou a Luz pelo Dragão e tem tudo para ser uma das figuras maiores do campeonato. Promete formar com Lucho e Lisandro uma ligação fortíssima, capaz de acrescentar velocidade e golos à linha de ataque portista."
in maisfutebol

Sem comentários:

Enviar um comentário