segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Viver a vida

Sempre ouvi dizer que a vida são dois dias, um já passou e o outro está a acabar.
É bem verdade.
Esta coisinha mágica passa mesmo a correr e tem aquele senão de não sabermos quando acaba.
Muitas são as frases feitas sobre a vida, mas há uma que me enche o pensamento: a vida é bela.
Essa é, para mim, a descrição que desenha a vida até aos seus mais pequenos pormenores.
Tem coisas más, tem. Tem dias duros, tem. Tem fases complicadas, tem. É preciso é saber compreender que são todas essas coisas más que tornam a vida realmente bela. É o ultrapassar das barreiras que dão sabor à vitória. É o cair que dá valor ao levantar. É a guerra que dá valor à paz. É a vida que dá valor à morte. Se a vida não fosse bela a morte não custaria nada.
Eu, pessoalmente, vivo com objectivos. Acredito no destino. Tenho a certeza que Deus me protege. Confio que ando aqui por algum motivo e não apenas para fazer número.
É esta, para mim, a maneira de pensar a vida.
Andar por andar não é certo. Nada anda por andar, nem um rio. Tudo tem uma lógica, mesmo que escondida.
Podemos até andar descontentes connosco, mas temos que nos lembrar que há alguém que nos ama e que só por esse alguém, nem que seja só um alguém, vale a pena viver. Porque viver vale mesmo a pena.
Há uma frase, normalmente aplicada ao amor, que em muitos momentos a aplico a mim próprio e agarro-me a ela para me segurar. "Quando pensares que não és ninguém na vida, lembra-te que és a vida de alguém" e é bem verdade.
Disfruto de cada dia como se fosse um presente, uma benção, uma oferta divina que eu não posso, nem devo, desperdiçar.
Começamos dependentes e acabamos dependentes, por isso devemos aproveitar cada milésima de segunda da independência. Mal ou bem, ser independente é fantástico. Pena que muitas das vezes nós não damos conta do recado.
Porquê vivermos a vida deitados na tristeza, abraçados a uma ou duas lágrimas, quando podemos ver o sol nascer diante do nosso peito, ver a lua iluminar a nossa noite mais escura, ver a chuva molhar-nos e encolhermos os ombros como se isso alterasse alguma coisa, sentir o vento gelado na cara, ter calor que amolece e um frio que dói, cheirar a terra molhada, tocar no alcatrão quente, enterrar os pés na areia, molhar o corpo na água, beber um bom vinho, comer boa comida, rir e rir muito, chorar quando nos é exigido e só assim, corar sem controlo, pontapear uma bola, bater palmas e saltar, gritar golo, insultar um desconhecido, chatear um amigo, dar a mão a quem se gosta, fazer amor com quem se ama, beber um café quente, viajar pelo mundo, falar espanhol, inglês e francês, tentar mas não conseguir, lutar e vencer, conduzir e buzinar, abrir o vidro e gritar, ter o rádio no máximo, discutir no trânsito, dar murros na mesa, gritar sem razão, gozar com a desgraça dos outros, saber rir dos nossos erros, aprender com os outros, ensinar os que não sabem, ir nervoso para o casamento, chorar na boda, ter filhos, cortar o cordão umbilical, dar educação a uma criança, discutir com os pais, partilhar ensinamentos e aprender até à morte. A vida é muito mais do que isto e não parece.
Vivam.

3 comentários:

  1. BELOS PENSAMENTOS.
    USA E SERÁS MESTRE!
    ENCHES-ME DE ORGULHO.
    MANTÉM O RUMO.
    TAMBÉM NA ADVERSIDADE SE PODE MOSTRAR ELEVAÇÃO.
    É ASSIM QUE EU GOSTO E MUITO.

    ResponderEliminar
  2. Palavras para quê. Disseste tudo.

    Um abraço.

    ResponderEliminar