terça-feira, 8 de julho de 2008

Reservado o direito de resposta.

O foto mostra-nos Pedro Ribeiro.
Jornalista. Radio Comercial, Sportv, por aí.
Dono de um blog que recebe visitas minhas, diárias, praticamente.
Aprecio o trabalho dele, sem duvida, principalmente na Sportv.
Pedro padece dum problema chamado clubismo ou clubite. No caso benfiquismo.
Eu também, provavelmente. No caso Portismo.
Ele gosta de falar de futebol, mas rejeita opiniões contrárias. Está no seu direito.
No blog chamou vergonha ao que se passa no futebol português. Tem legitimidade para isso.
No seu blog, Pedro, como todos nós, tem um espaço onde quem quer pode comentar, mas ele só publica os que quer, assim como eu.
Como eu não.
Há uma diferença.Eu publico tudo. Mesmo os benfiquismos.
Ele? Se falarmos mal do Benfica, ou se discordarmos dele, ele não publica.
Ponto final.
Comentei o referido post ("Ninguem será julgado"). Ele não publicou.
Eu comentei o não publicar dele. Ele não publicou.
Eu comentei aquilo a que chamei de ditadura. Entendo por ditadura, entre outras coisas mais, o não respeitar a opinião dos outros. É grave.
Vindo de um jornalista? Gravissimo.
Pedro Ribeiro rebentou e lançou a bomba para o blog dele.
O meu último comentário.
Abriu aspas e disse "Julgava-te maior, Pedro. Ditadura num blog de alguém que faz da sua bandeira a diplomacia é feio. Muito feio.""
Este comentário é meu e encontra-se como tema de um post no blog Dias Uteis, intitulado "A diplomacia".
Não merecia tão grande honra. Sou um mero desconhecido que tem um blogzinho.
Mas desde já o meu obrigado, Pedro.
Respondi ao post, como é óbvio.
Mas como sei que a diplomacia não permite que o meu comentário seja publicado.
Achei por bem pegar na minha ditadura e deixar-vos aqui o que lhe disse lá. No espaço dele.

O Cristiano Moreira para o Pedro Ribeiro:
"Não me orgulho de ocupar tão grande espaço no teu blog.
Não faço intenções de ganhar nada com isto e mesmo que fizesse ganharia o mesmo nada.
Gosto do teu trabalho, já to disse, admiro tudo o que fazes.
Só acho que quando toca a clubes pecas, mas eu também peco concerteza, mas pensei que poderia dizer o que sinto e não me achei em nada ofensivo, mas se o fiz, mesmo inconscientemente, peço desde já as minhas humildes desculpas.
Não gosto de comentar blogs sem moderadores para os mesmos, é algo sem filtro, algo impuro.
Sei que só aceitas o que queres, claro, mas quando lanças um post sobre um último comentário lanças a ideia de que um gajo qualquer (eu), sem mais nem menos chamou-te ditador.
Fácil arranjares quem te defenda, na tua posição também eu arranjava.
Só penso que se tivesses postado o meu primeiro comentário talvez não houvesse as criticas que houve.
Afinal nem todos podemos gostar do amarelo.
Quanto ao facto de alguém dizer que não devo saber o que é ditadura, sorrio, tenho pena dessa pessoa e lembro que por vezes é possivel empregar no nosso português uma figura de estilo chamada hipérbole.
Já agora? Sabe o que significa? Ou só conhece a ditadura?
Adiante... Pedro, não me escondi no anonimato, nem tenciono fazê-lo, se há coisa que não me mete medo é dar a cara, muito menos para defender algo em que acredito.
Não procuro nada, mas se me procurarem a mim encontrar-me-ão. Sempre.
Desculpa qualquer coisa.
Já agora, resta-me dizer-te que nem precisas de publicar os meus comentários, basta que os ditos sejam lidos. Satisfaz-me."
_______________________________________
Nota: Só tenho pena de não ter guardado o primeiro coment. O tal.
Se alguém o tiver que mo devolva. Obrigado.

15 comentários:

  1. Fogo Cris... Ele nao pos foto tua no blog dele... taslhe a dar vantagem!


    Mas pronto...


    o Sr. Pedro Ribeiro e ler isto acho que vai ficar a ter mais travão e perder um pouco a mania de "SuperStar dos Blogs". É tipo enseminador de vacas... mas nao é a mesma coisa. lolol


    upsss

    i'm so fucking mad today*

    baza tomar café**!! beijoo

    ResponderEliminar
  2. Só uma questão: porquê tanta preocupação com o que alguém publica ou deixa de publicar? Parece-lhe assim tão anormal que alguém não queira publicar um comentário longe de elogioso sobre o próprio? Por mim falo, se alguém se aproximasse de minha casa para me dar um tiro, eu fechava-lhe a porta e não o deixava entrar. Lógico, não? Ditadura era se não o deixassem escrever o que melhor lhe aprouver no seu blog, mas repare, escreveu tudo o que lhe apeteceu. Tem liberdade para tal... Porquê? Porque o blog é seu! Manda nele! Faz o que quer e ninguém tem nada a ver com isso. Como diria uma personagem do Boston Legal: "Think on it. Pray on it"

    ResponderEliminar
  3. Gostei do exemplo prático "se alguém se aproximasse de minha casa para me dar um tiro, eu fechava-lhe a porta e não o deixava entrar". Mais do lógico.
    Exageradp, mas giro.
    O que o Pedro Ribeiro fez foi isso: exagerou, mas foi giro.
    Ele que publique o que eu comentei e depois logo verá se era assim tão ofensivo.
    Enquanto o meu comentário estiver no segredo dos Deuses dir-se-à muita coisa...injusta.
    E morrerá assim. Talvez.
    Ditadura era se não o deixassem escrever? O Salazar deixava falar, ele não podia era ouvir. Think about...
    De qualquer maneira obrigado pelo comentário e pela visita.

    ResponderEliminar
  4. Permita-me que comente o seu comentário ao meu comentário. Não me expressei bem, confesso. Não precisa de ter dito uma coisa ofensiva para que o PR não tenha publicado. Até lhe podia ter dito: "o seu blog é o melhor do mundo, o sr. é um profissional excelente e o benfica é o melhor clube do universo" (obviamente isto é mentira, porque é-o, claramente, o SPORTING!) e mesmo assim o PR teria toda a liberdade para não o publicar. Tal como o seu blog é seu e apenas publica o que lhe apetece. O dele é dele e tem exactamente a mesma legitimidade para tal. Ele não está vinculado por nada, no seu blog PESSOAL, a ser imparcial. Tanto pode decidir publicar só quem diz bem, como quem diz mal, como aleatoriamente, como tendo apenas como critério o seu próprio gosto. Não lhe parece? Quanto ao Salazar... Não me parece fazer muito sentido o que disse (talvez eu não tenha conseguido atingir a profundidade do que escreveu). Mas a verdade é que pode escrever o que lhe apetecer, no seu blog. Agora não pode é obrigar ou querer forçar os outros a publicarem no seu próprio blog o que escreve. Não faz sentido. É querer usurpar a propriedade dos outros, o que, certamente, não é o que pretende. Escreva! Escreva o que quiser no seu blog, certamente muitos virão ler. E assim, escusa de se preocupar se o que diz é ou não publicado por terceiros. Não lhe parece? Obrigado pela resposta. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Cristiano,

    Eu já lhe deixei escrito o que tinha a dizer e como será óbvio não o vai publicar porque não lhe convém.
    Este "mundinho" já sabes que tem destas coisas.

    Obrigada a todas as coisas e pessoas que me irritam, que me fazem cuspir palavras de repulsa, que, ao pensarem que deitam por terra quem simplesmente tem o dom de comentar.

    Espero que estas palavras animem quem padece dos mesmos males... que suscite as tão "amadas" conversinhas do cú e da teoria da conspiração entre os de sempre. A verdade é que não quero lhes quero retirar o prazer dos dias :)

    Cristiano...keep it on*

    Catarina

    ResponderEliminar
  6. Tudo bem. Entendo o que diz.
    Assumo que fiquei surpreso por uma comentário ter fico preso no filtro do interesse, mas também sei que não há lei nenhuma que o obrigue a publicar o dito.
    Não queria obrigar ninguém a nada, apenas queria usar o meu "direito" ao contraditório. Mas se o Pedro Ribeiro não o quis mostrar. Esconda-o.
    Ele viverá e eu viverei. Felizes os dois. Eu pelo menos sim. Ele, de certo, também.
    Obrigado pelas suas palavras. Volte sempre (anónimo).
    Catarina, obrigado pela força. Não quero fazer disto uma guerra, apenas tento mostrar que muitas das vezes opiniões são abafadas e nunca chegam a ser opiniões e acredito que isso não está certo. Mas continuo, firme, aqui no meu canto.
    Obrigado pelo coment.

    ResponderEliminar
  7. Corrijo-me:"Assumo que fiquei surpreso por um comentário ter ficado preso no filtro do interesse".

    ResponderEliminar
  8. Permita-me apenas um ponto: o "contraditório" exerce-se em sede de algo que se queira imparcial, presumo eu, que não sou jurista. Isto é, há direito de contraditório em programas de informação, tribunais, trabalhos científicos, et cetera. Tudo situações em que não é suposto haver parcialidade. Ora, creio que num blog pessoal é mesmo isso que se procura. Parcialidade e visões próprias daquela pessoa. Caso contrário limitar-mo-nos-íamos a ler jornais. Não? Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  9. O direito a que se refere. Sim. Sem duvida.
    Aquele que eu coloquei entre aspas podemos usá-lo sempre, no dia a dia, com os amigos, com a familia e outros. Pelo menos aqueles que me rodeia permitem-me isso, mas já vi que na "alta roda" isso não se permite. Ainda bem que eu ando pela "baixa roda".

    ResponderEliminar
  10. Se dono de um blog tem o direito de escolher se quer receber comentários automaticamente ou se quer filtrá-los e publicar só aqueles que entender, qual é o problema se ele optar por esta segunda via, de não publicar os que entende não publicar?
    Se o dono deste blog optou por filtrar estes comentários, mas segundo ele diz, publica-os a todos, sem excepção, não entendo porque decidiu filtra-los!
    Respeito essa opção, contudo não entendendo. Porque se os publica a todos a opção automatica seria a mais correcta e a mais lógica!
    Se o PR optou por filtrar os comentários no blog dele, então tem todo o direito de só publicar o que entender, como o dono deste blog o pode fazer, mas não o faz, por opção propria.
    As pessoas têm todo o direito de comentar aquilo que quiserem nos blogs, mas a partir do momento em que o dono do blog optou por filtrar os comentários e só publicar aqueles que entender, ninguem poderá insurgir-se contra isso, porque essa possibilidade existe e quem a proporcionou foi quem inventou os blogs e tornou essa opção possivel.
    Portanto acho que isto não é uma questão de ditadura nem nada disso. A ideia que tem que ficar presente, é que se essa possibilidade nos é dada aquando da caracterização do nosso blog, o problema não é de quem a escolhe e a usa, uma vez que tem liberdade de escolha para optar por aquela opção que entender ser a mais indicada e funcionl para o seu blog.
    O PR e o CM optaram pela mesma opção, filtrar os comentários, mas não a usam da mesma maneira, mas isso é um critério de cada um, e que ambos têm que aceitar.
    O SR.CM mesmo filtrando publica tudo, o SR.PR filtra e só publica o que quer!
    Isto é liberdade e há que respeitar isso!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. O "conflito", chamemos-lhe assim, surgiu porque foi lançado para a praça pública um comentário meu no blog Dias Uteis, de Pedro Ribeiro, de uma maneira em nada convincente. O PR largou ali o comentário nu sem explicar BEM o que se passou antes e assim ganhou imensos defensores (sempre foi mais fácil defender os mais fortes), mas mesmo assim não me senti inferior, nem sentirei nunca, porque não seria lógico e tratei apenas de explicar o que se passou.
    Claro que cada um opta pelo que quiser na "casa" dele.
    Eu tenho filtro e não uso porque ainda não foi preciso usá-lo, mas se o usar será só a nível de linguagem, como palavrões. Filtrar opiniões não faz parte de mim. Ouço-as a todas e respeito cada uma delas.
    Obrigado pelo seu (bom) comentário. Volte sempre.
    Cumprimentos da gerência. =)

    ResponderEliminar
  12. Excelentíssimo amigo Cristiano Moreira

    Adorei o teu comentário ao blog do referido "senhor", e confesso que estou a delirar com toda esta polémica a volta de um simples comentário...!
    Não acho que haja uma obrigação de publicar comentários, todavia na minha opinião, que vale o que vale, a liberdade de expressão é um direito constitucionalmente consagrado, que a todos assiste!
    E como tal deve ser sempre utilizado!
    O tempo da ditadura, de calar e ouvir já la vai a muito, e fico feliz de não ter feito parte de tão deprimentes tempos...
    Se me lembro bem das minhas aulinhas de história, foi uma época onde algumas mentes inquietas e revoltadas, lutaram por um País LIVRE, por um estado democrático...só lamento, é que toda a polémica a volta desta questão, demonstra que todo este esforço foi inútil ( daqui a nada estamos a nos vergar perante os ditames de uma democracia cada vez mais ditatorial!)
    Espero que por muitas vozes que se levantem, nunca consigam calar a tua.
    O Homem que perde o seu espírito critico, torna-se um resignado, um ser limitado que a sua existência é completamente inútil!
    Fico feliz em saber que existe pessoas como tu, que ainda questionam e criticam o mundo que as rodeia, pois é as custas desses que evoluímos!
    Enquanto houverem seres assim,(que lamentavelmente se encontram em preocupante perigo de extinção), ainda há esperança para a raça humana! =P
    beijinho**

    ResponderEliminar
  13. No mundo actual, as pessoas ditas "famosas", usam e abusam das ditas "anónimas", em quase tudo infelizmente...será noção intrínseca de poder?
    No caso concreto, opino de que, divulgar os comentários que nos interessam é coisa feia, aliás é coisa de primatas. Assim sendo, essa "gentinha" de conveniência usa e abusa da sua "pseudo-autoridade" e/ou "pseudo-fama" trespassando uma imagem de heróis no respeitante aos seus pseudo-fãs...enganam-se senhores leitores. Eu explico. Todo o ser humano que não tem o discernimento, a mentalidade, humildade e sinceridade para exercer algo, opinar sobre algo, ou aceitar algo, desculpem-me, mas a isso chama-se um "pseudo-humano".
    Seguindo a linha de pensamento anterior, defendendo sempre os humildes e os "lutadores de uma causa justa", a liberdade de expressão escrita e falada é ponto assente numa sociedade ocidental e desenvolvida suficientemente para tal.
    Com um comentário sintético e objectivo vou terminar com três pontos claros:
    . Cristiano Moreira continua a "postar" com a qualidade que é reconhecida por todos os "humanos";
    . A liberdade de expressão é para ser respeitada e aceite pelos "humanos";
    . FC Porto é o clube dos "humanos".(eheh claro que também há adeptos dos outros clubes, "humanos", mas esse senhor jornalista não o é).
    Ass: Carlitos Mábitxo.

    ResponderEliminar
  14. Sandrinha ("connect1on"), obrigado pelo comentario e pelo apoio. É sempre de salutar que os amigos apoiem os amigos, não só porque são amigos, mas sim porque acreditam nas causas que eles defendem.
    Belo texto amiga.
    Volta sempre.
    Beijinho!

    _________________________

    Carlinhos, de ti não poderia esperar outra coisa além de apoio. És um companheiro de todos os momentos, em especial dos dificeis. Agradeço-te acima de tudo pela tua amizade. O texto que aqui deixaste demonstra bem a qualidade do teu português e o nível da tua pessoa.
    Volta sempre. Todos os dias.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  15. "Hombre",apesar de não gostar de te ver metido em confusões,a verdade é que já estava à espera de um momento destes,para soltares esse teu lado terrível de,mesmo sendo politicamente correcto,deixares aquelas pessoas que merecem completamente arruínadas por dentro,consegues afectar o ego delas,bem onde dói mais.Nisso até agradeço a esse tal Pedro Ribeiro.
    Mas acho que te enganaste numa parte.Esse senhor não é um ditador,é um cobarde.Os ditadores abafam tudo o que lhes possa causar um certo estrago na reputação.Mas esse senhor fez algo mais grave.Utilizar pequenos excertos do teu comentário,completamente fora de contexto,para se fazer passar por vítima,é algo típico de cobardes,de fracos.Pior que não contar as coisas,é contar apenas certas partes de modo a distorcer os factos para "virar o jogo".Isso é muito baixo.
    Sou benfiquista,sempre o serei,mas também sei ver as coisas.Quando é preciso criticar,que se critique.Como ele tem no seu blog,o que se passa de mau no futebol deve-se em grande parte ao senhor Pinto da Costa,sem dúvida.Mas se o Benfica tivesse ganho dentro do campo como lhe competia enquanto maior clube português,esta história toda já passava ao lado do Benfica.Isto foi um extra à conversa...
    Não ligues tanto a essas coisas.És superior a esse senhor.A inteligência não está em esconder as críticas negativas e os defeitos,mas em saber aceitá-los,reconhecê-los e mudar quando se acham justas essas críticas.
    Quem se mete com o bonequinho,devia era ter juizinho...

    ResponderEliminar