terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ganhou-se uma equipa!!

Como já tinha dito, eu não acredi- tava num resul- tado positivo, mas com o decorrer do jogo fui acreditando.
O Chelsea joga muito à bola, mesmo com peças fundamentais de fora.
Drogba agradece-se sempre que fique de fora.
Bosingwa até dava jeito que jogasse, com as subidas dele no terreno o Porto podia contra atacar mais, assim haviam três defesas fixos, o que complicava a tarefa portista. Se bem que o defesa direito português aumenta e muito o caudal ofensivo do Chelsea.
Há sempre um "se".
Essien é um poço de força e de qua- lidade na- quele meio campo. Para mim foi o melhor em campo e acho que neste momento é o melhor trinco do mundo.
Quando se fala na ausência de jogadores em equipas como o Chelsea, essas não podem ser analisadas como se isso significasse fraqueza, isto porque o Chelsea tem um grande plantel.
O Porto alterou a sua equipa de um modo profundo. Eu não concordo com isto no Professor Jesualdo. O velho hábito de alterar o onze quando menos se deve não tem o meu apoio, embora entenda que neste caso a intenção dele foi dar musculo ao meio campo, mas mesmo assim fico de pé atrás.
Analisando individualidades posso dizer que Guarin resultou e bem. O colombiano foi dos melhores, ou o melhor do Porto. Foi um golpe de sorte do treinador. Mas continuo a achar que ele é muito lento na construção de jogo.
Mariano fez o habitual: desiludiu e apenas serviu para queimar uma substituição.
Cristian Rodriguez está muito longe da forma ideal, notou-se que a vontade ia acompanhada com a falta de pernas.
Hulk é teimosamente colocado a ponta de lança, o que faz com o Porto perca o verdadeiro ponta de lança e por conseguinte perde também velocidade e técnica nas alas. Perde dois em um.
Gostei de Fucile e do Alvaro Pereira. Bom jogo dos dois, especialmente do Alvaro que cresce a cada jogo que passa.
Os centrais acho que andam muito distraidos ultimamente. Treme-se muito ali no meio.
Fernando foi patrão, jogou, como sempre, muito.
Raul Meireles, mesmo uns furos abaixo da sua condição fisica, fez um bom jogo.
Varela entrou e provou que foi um erro deixá-lo no banco, assim como Falcao que lutou, segurou bolas e deu força à frente de ataque azul e branca.
Uma palavra para Helton, que tantas vezes é criticado por mim, hoje foi enorme. Não merecia ter sofrido qualquer golo.
Notas: Fernando foi expulso por ingenuidade e muito querer, mas bem expulso. Bruno Alves deveria ter ido tomar banho mais cedo, depois de agredir Terry. Atitudes destas só prejudicam o clube e não podem ser admitidas a quem usa a braçadeira de capitão. Quanto a isto, nem sei.
Numa noite chuvosa, onde uns não acreditavam neste Porto pouco badalado e onde outros sonhavam com uma goleada do Chelsea, venceram os que acreditaram nesta equipa, pois foram, todos eles, homens de barba rija.
O Chelsea ganhou, mas se o Porto tem empatado não seria um escandalo, nem nada perto disso.
Notou-se falta de minutos nesta competição em muitos dos jogadores, alguma ingenuidade, nada de anormal, a experiência ganha-a quem lá está, mais ninguém.
Perdeu-se um jogo, mas ganhou-se uma equipa. Sem duvida. O FC Porto merece o respeito da Europa.
Não massacramos, não merecemos capas de jornais bonitas, mas quem viu o jogo sabe que temos equipa, uma grande equipa. A Europa está ao nosso alcance e Portugal então...
Espero que a equipa continue assim, a crescer no silêncio, sem euforias e a mostrar que é a melhor equipa de Portugal apenas e só dentro das quatro linhas.
Tenho orgulho em ser portista!!!!

1 comentário: