sábado, 26 de setembro de 2009

1-0 e um sofrimento desnecessário!

O Hulk entrou intratável, o Falcao entrou matador e para sorte deles o Sporting entrou a dormir.
O 12 portista teve arrancadas fantásticas, nos primeiros vinte minutos de jogo, deixando a defesa sportinguista completamente destroçada.
O ponta de lança colombiano não pode ter espaço, Polga deu-lho e ele agradeceu ao marcar um grande golo. Mostrou, mais uma vez, que é o ponta de lança que o Porto precisa.
O FC Porto entrou a dominar o jogo e podia tê-lo resolvido bem cedo.
Falcao para além do golo teve mais dois lances de golo; Bruno Alves podia ter marcado, também duas vezes (de cabeça e de livre); um remate forte de Hulk tabelou num defesa e ia traindo Rui Patricio; Hulk fez ainda um grande cruzamento, que colocou Mariano cara a cara com Rui Patricio, claro que está que o argentino desperdiçou.
O Sporting criou perigo já depois do minuto vinte, quando Matias Fernandez ficou na cara de Helton, depois disso Postiga cabeceou ao poste, para mais tarde Fucile aliviar contra Falcao e não fosse a atenção de Helton o Sporting poderia ter empatado.
Na segunda parte Hulk mostrou que é mesmo Incrivel e Polga só o conseguiu parar em falta, dentro da área. Expulsão para o central leonino. Radamel Falcao permitiu a defesa a Rui Patricio.
Este lance afastou o Porto do jogo, mas o Sporting não aproveitou e para além dum remate de Vukcevic, à meia volta, não criou outro lance de perigo.
A vitória, para mim, acaba por ser justa.
O Porto não foi constante, é verdade, mas o Sporting praticamente não incomodou. Gostei muito do Helton, deu muita segurança à equipa.
O Hulk endiabrado é imparável.
O Falcao é matador. Sem ele a equipa encolhe. Perdoa-se o penalty falhado porque acabou por não ser necessário, mas não convém que se volte a repetir.
O Raul Meireles continua a passear a camisola. Nada mais.
O Mariano esteve ao seu nível, saiu aos 70 minutos depois de não ter conseguido fazer um passe certo, nem um remate, nem um cruzamento, nem um corte. Nada. Nunca vi nada assim.
A arbitragem acho que não influenciou o resultado. Acho eu. Não houve agressões, nem golos anulados, nem foras de jogo duvidosos e o penalty é claro. A expulsão de Miguel Veloso tem uma falha que é o primeiro amarelo. Hulk simulou a falta e acabou por sacar um amarelo injusto para Veloso.
Paulo Bento falou muito da arbitragem e da expulsão de Miguel Veloso, mas não me parece que tenha sido uma expulsão aos 93 minutos que tenha decidido o clássico.
Jesualdo ainda tem muito que trabalhar naquela equipa. Um jogo de futebol tem 90 minutos e não 50 ou 60.

14 comentários:

  1. Eu bem tento mas não consigo estar calado... Mas também se não sou eu este blog não anima... lol.
    Por momentos ao ler o que escreves acredita que sinto que não vimos o mesmo jogo... lol.

    Foi assim que eu o vi:
    O Porto entrou forte e podia ter resolvido o jogo nos 1ºs minutos. A defesa do Sporting entrou a dormir e Polga está muito longe do que já foi no Sporting.
    O 1-0 nasce de uma arrancada de hulk em que considero falta, mas que se fosse sobre o aimar... era "mais um golo de falta que não existe..."
    Passados os 20 min inicias o sporting foi superior, teve as melhores oportunidades, e mesmo com 10 foi sempre melhor equipa.
    Em superioridade numérica o Porto deveria ter congelado a bola e controlado o jogo, mas em vez disso não fazia 2 passes seguidos e perdia bolas infantis.
    Assistimos na minha perspectiva a uma dualidade de critérios enormes e concordo com Paulo Bento quando diz que para ganhar um jogo não é preciso golos em fora-de-jogo e penaltis inventados. "Eles sabem!"
    O 1º amarelo a Polga e Veloso são ridículos.
    Raul Meireles devia ter ído tomar banho aos 40 min.

    P.S. Foste ver o jogo? Os bilhetes parece que eram a 1€, podias ter aproveitado... (e mesmo assim não encheu...)

    Grande abraço

    P.S.2. Para os entendidos do costume, já sei que o gajo do Leixões foi mal expulso (até porque nem chegou a partir a perna ao di maria). E o penalti do 2-0 foi mais uma vez foi inventado...
    Escusam de perder tempo...

    ResponderEliminar
  2. 1- Os bilhetes a 1€ eram para sócios, porque o clube festejava o seu aniversário. Tens que ler mais.
    2- Nunca precisamos de encher estádios para ser campeões. O Santuário de Fátima enche todos os anos e nunca mais se assistiu a um milagre.
    3- Nós começamos com "pouca" assistência e terminamos com estádios cheios e em festa. Vós é o inverso.
    4- O estádio que mais gente levou até hoje, desde o Euro 2004, foi o Dragão. Já atingimos a marca dos 5 milhões de espectadores.
    5- Não vou à bola porque o bilhete é a 1€, vou quando me apetece, os preços, graças a Deus, não são impeditivos para mim. Não preciso de ser sócios de claque, sequer, para ir à bola.
    6- O clube do rendimento minimo é teu, não o meu. Estamos habituados a preços da Liga dos Campeões.
    7- O que tu achas do jogo é uma opinião, respeito-a, mas não a comento.
    8- Não vi o jogo do Leixões, só gosto de ver jogos de grandes.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Acrescento: Havia 1893 bilhetes a 1€, porque o clube foi fundado em 1893.
    Nunca é tarde para aprender.

    ResponderEliminar
  4. Bruno_Mega que oportunidades criou o Sporting com 10??
    Conta la pa malta saber!

    ResponderEliminar
  5. O 1º amarelo do polga é mal mostrado??? Vai às pernas do fucile quando a bola não ta la...kerias o k?? Trata-te!! Nem o paulo bento falou nisso!
    O do veloso é mal mostrado! Mas axas k foi por ai k perderam o jogo?? Ahahahahah!!!!!
    Kt ao gajo do leixões mal mostrado foi o 1º amarelo, não foi o lance co di maricas!!
    Kom 10 tava 1-0!! O porto deu 4 11 pa 11!!

    ResponderEliminar
  6. Depois do que li nos jornais desportivos não me parece que esta crónica esteja nada mal.
    Retrata bem o que se passou.
    Parabéns, continue!

    ResponderEliminar
  7. Não era este Bruno_Mega que já não via futebol?
    Tipico de benfiquista...

    ResponderEliminar
  8. Olá a todos.
    Em 1º lugar agradecia que discutissem sim, mas não levem as coisas tão a peito.
    Tudo o que escrevo aqui é simplesmente a minha opinião.

    Posto isto vamos lá:
    1. Estava eu a ver o jornal da tarde e surgiu em rodapé... "Entre as 12h e as 14h o Porto disponibiliza bilhetes a 1€ para o clássico". Apenas foi isso que referi!
    2. Apesar de não sermos campeões à 4 anos já atingimos os 5 milhões à quase um ano... 25/10/2008 mais precisamente (tens de ler mais tb)
    3.Graças a Deus, a mim, aos meus pais e aos meus avós, também vou a Lisboa quando posso, mas nunca paguei menos de 10€ (mesmo quando era sócio dos DV).
    4. O lance do jogo quanto a mim foi a não expulsão do Raul Meireles... Mas isso vocês não viram eu sei!
    5. O 1º amarelo do gajo Leixões foi um lance típico de futebol. Discussão entre 2 jogadores e 1 amarelo para cada 1.

    Eu sei que isto é um blog de um portista feito para portistas. Por isso os "anónimos" ficam deliciados com o que aqui lêem... E depois lá vem o benfiquista que não percebe nada de futebol sempre a criticar... lol
    Entendidos somos todos!
    Podem achar que não tenho nada para ensinar, mas também acreditem que pelo que vejo, também não tenho muito para aprender...

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  9. Oh Bruno Mega, no texto quando dizes "à 4 anos" e "à quase um ano", antes do "à" coloca-se um "h"; afinal ainda tens que aprender; pelo menos Português.
    Quanto à tua constante azia pelo blog, dou-te um conselho: deixa de o visitar.
    Ao autor do blog, uma dica: emita opinião, evite a discussão e se lhe for possível, que tal ignorar os "dissidentes", ou melhor o dissidente?

    ResponderEliminar
  10. Boas.
    Apenas acrescento ao olheiro entendido que o "a" com "h" apenas se usa quando significa existência, ou seja, "a" de haver.
    Exemplo:
    Nesta caixa há 3 bolas.

    Qualquer outra situação o "a" é sem "h" e o acento é grave e não agudo.

    Por vezes perdemos oportunidades para estar calados...


    Quanto ao resto e mais importante. Se há coisa que este blog não me causa é azia.
    Até porque devo ser uma das pessoas que mais o acompanha não só pela estima que o "owner" sabe que tenho por ele (apesar de alguns duvidarem, o futebol é apenas isso... futebol!) quer também pelo tempo que todos os dias passo com novas tecnologias.

    Talvez seja também um dos comentadores que o "owner" conhece à mais tempo, e porque ele me conhece bem, estou certo que posso ser critico, teimoso, etc... agora dissidente creio que não.

    Mas se estiver errado, Cris e me quiseres bloquear... (apesar de eu até o conseguir impedir se quiser... lol). E só dizer...

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  11. Esclarecimento do português:

    O "à" é facilmente confundida com a sua homófona há. Ora, este segundo vocábulo, é uma forma do presente do indicativo (3.ª pessoa do singular) do verbo haver. Este verbo tem várias significações e uma das formas de termos a certeza de que se trata da forma verbal, é substitui-la por um sinónimo, como "existe".

    Exemplificando: Ele disse que há/ à um acento na palavra

    Ele disse que existe um acento na palavra

    Correcto: Ele disse que há um acento na palavra.

    O exemplo tenta demonstrar, que sendo possível substituir-se a palavra pela forma verbal "existe", ficamos a saber que devemos utilizar a forma do verbo haver, ou seja, "há".

    Veja-se outro exemplo:

    O João vai à/há escola.

    O João vai existe escola (não faz sentido)
    Correcto: O João vai à escola.

    No entanto, nem sempre este truque resulta. Assim, aconselho um outro: substituir a palavra por "havia". Se a frase ficar com sentido, é porque se trata da forma "há", caso contrário, será a palavra "à".
    (...)
    Bruno, o correcto é "há 4 anos" e "há quase um ano".
    O "há" não se usa apenas na existência, mas também na temporalidade. Por exemplo: "há" muito tempo que não te via.
    Confia em mim.
    Acho que também perdeste uma oportunidade... :)
    Dissidente é aquele que vai contra uma qualquer politica, tu apenas és dissidente na minha politica futebolistica. :)
    Não te vou bloquear, primeiro porque nem sei fazer isso e segundo porque todas as opiniões são válidas. Admito-as todas.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  12. Nem me dei ao trabalho de pesquisar se tudo isto é correcto ou não.

    Simplesmente limito-me a confiar no que disseste. Confesso que tenho sempre dúvidas na questão do temporal se coloco à ou há.

    Já há muitos anos (lol) que preferi os números em detrimento das palavras... hehe.

    Grande abraço

    ResponderEliminar