segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Senhor Doutor

Nunca quis, de todo, ir estudar para fora. Nunca. Mas a vida assim obrigou e o destino Porto era necessário. Coimbra ainda foi hipótese, mas remota.
O inicio da vida na Invicta foi complicada, estar sozinho numa cidade nova e grande tem muito que se lhe diga. Nem tudo é bonito como se pinta.
Os primeiros meses tiveram um único sentido: universidade. Aí fizeram-se amizades, umas que ficaram, outras que partiram, e com isso o sentido atrás falado alterou-se. Comecei a conhecer o Porto, cidade que muito me deu e que nunca por mim será esquecida. Com a cidade vieram os restaurantes, os bares e as discotecas, ou seja, conheci tudo o que faz mal ao estudo. Fácil de ver que paguei por isso.
A juventude é muito bonita, mas inteligência tem muito pouca.
Pautei os meus primeiros anos universitários por um desiquilibrio claro. Muita farra e pouco estudo. Ficam os momentos e muitos, mas mesmo muitos, para contar. A associação académica, as queimas, as recepções aos caloiros, as jantaradas e todas as outras coisas que da importância merecem muito pouco.
Hoje arrependo-me do tempo perdido, ao mesmo tempo que tenho a certeza que vivi coisas únicas, com pessoas que nunca irei esquecer. Passei pelo que tinha que passar de forma exagerada, mas quando se é novo não se pensa em ser velho.
A força dos meus pais esteve sempre presente, foi uma constante durante a minha vida académica, e na fase crucial surge um namoro que muda a minha vida, que me dá responsabilidade e acima de tudo que me mostra o caminho. Obrigado aos três. Ou melhor, aos cinco.
Decidido a estudar e a ser doutor mudo a minha vida por completo. Abandono a noite e habito o dia. Aulas e universidade passaram a ser o meu dia a dia na cidade dona da Foz e claro está que isso foi o plantar do fruto que colhi.
Na vida é preciso ter opções e equilibrio, eu aprendi tarde, mas mais vale tarde do que nunca.
Era altura de consertar erros antigos e imagens pintadas nas paredes universitárias. Assim foi.
Consegui.
Lutei, estudei e trabalhei muito. Lavei a cara do aluno desinteressado.
O sucesso, aos poucos, foi aparecendo e reconhecido.
Naqueles corredores e naquelas salas travei lutas próprias da minha pessoa, não me calei a revoltas e muitas das vezes paguei por isso. Sou como sou e assim serei sempre.
Passei pelas mãos de pessoas justas e humanas, ao mesmo tempo que seres pouco humanos tentavam destruir um sonho infantil. Tentaram, só.
Subi degraus de joelhos e outros em passo apressado, mas subi-os todos.
Havia quem aplaudisse os meus sucessos, como havia quem se risse dos meus perderes. Mas estou aqui, vencedor como nasci.
Da universidade trouxe ensinamentos académicos e ensinamentos de vida. Ali cresci, ali me fiz homem, foi naquela casa que aprendi a viver sozinho, foi ali que ri, que chorei, que perdi e que festejei.
Houve alturas em que a palavra desistir pontapeava a minha cabeça, mas os que me amam não me deixaram desistir, nas horas em que isso era o que eu mais queria. Graças a Deus.
Chegou o dia em que pude gritar: " EU ACABEI O CURSO!! EU SOU DOUTOR!!"
Este dia é uma oferta minha aos que me amam, aos que lutam por mim e aos que acreditaram em mim quando nem mesmo eu acreditava. Foi o meu agradecer por tudo o que fizeram por mim. Eles merecem-no, mais do que eu, bem mais.
É um peso que sai das costas, é um respirar que nunca existiu, é uma paz de espirito e acima de tudo é um dever cumprido e um sonho realizado.
Hoje vivo o meu dia num gabinete, respiro o ar de um escritório de advogados e é lá que eu sou eu. Mais feliz do que nunca.
O meu habitat natural é o tribunal. Sobrevivo à base de processos, que são vidas humanas cravadas em linhas de folhas e folhas de papel.
Nunca tive duvidas e desde criança inocente que queria ser advogado. E eu quando quero consigo. Hoje sou o homem que em criança queria ser. Hoje sou o doutor com que sonhei. Hoje tenho um Dr. antes de Cristiano Moreira.
Não nasci para ser mais um, nasci para ser o.
Não ando aqui para ver passar a vida, ando aqui para a vida me ver passar a mim.
Advogados há muitos, mas os bons são poucos e eu quero entrar no lote dos poucos.
Aos que acreditaram em mim desde caloiro, aos que me empurraram para o fim, aos que choraram com a minha vitória e aos que me amam na forma mais pura de amar, o meu MUITO OBRIGADO!!
Dr. Cristiano Moreira

3 comentários:

  1. Muitos parabéns, xô doutor!!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Gil

    Sinto que de alguma forma fiz parte desse teu crescente de vida, foi muito, muito pouco, mas foram momentos muito bons, hoje fico muito contente pelo resultado final, espero um dia poder dizer o mesmo, mas por enquanto fico muito feliz por ti. Um grande abraço deste sempre teu amigo.

    ResponderEliminar
  3. meu velho, não tenho o dom das palavras como tu, nem tao pouco sei se perceberas as minhas palavras da meneira q as sinto...conheço o caminho percorrido por ti e conheço a tua essencia, apesar das dificuldades e dos devaneios portuenses sei que dificilmente te afastarias das tuas metas e objectivos...nem por um momento duvidei q um dia terias um "Dr." anteceder Cristiano e por isso me orgulho tanto de ser teu amigo...forte abraço, também como tu, suspiro de alivio e anseio grds causas para o teu curriculum...lol

    ResponderEliminar