quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Dr. J. Pinto da Costa - Médico Legista

Este grande senhor que se vê na imagem é o Dr. José Pinto da Costa.
Sim, é irmão do Presidente do FCPorto, Jorge Nuno Pinto da Costa.
Este ano lectivo, durante o 1º semestre, vou ter o prazer de o ter como meu professor.
Escolhi a cadeira opcional de Medicina Legal, não porque sinta que vou precisar dela para o meu futuro, mas sim porque, como estou no último ano do meu cursinho, tenho a oportunidade única de conviver de perto com este grande ser humano e não a deixei escapar. Ainda bem que o fiz.
À porta da sala avisto-o no fundo do corredor, todos por quem passa olham para ele com admiração, parece que o tempo pára e só ele anda, com aquele ar descontraído e simpático.
Chega dá-nos as boas tardes e começa a montar o seu cantinho informático (portátil e sildes, acompanhados de um laser), a sua já avançada idade não se deixou ultrapassar pelas novas tecnologias.
Sentado, olhava para ele com admiração, isto porque dele só ouvi coisas boas, mas admito que também pensava em como seria estar 3 horas dentro de uma sala de aula sem qualquer intervalo. Pensei que seria complicado. Engano meu.
Foi ele próprio que nos perguntou se não queriamos intervalo, isto quando já tinham passado 2.30h de aula, nós respondemos de imediato que não. Imaginem só...
Aprendi muita coisa nesta aula, mas queria falar-vos da não matéria que foi dada, sim porque não me parece que o infanticidio vos interesse e tudo o que ele nos diz é um ensinamento. Confiem em mim.
Apontem isto:
- Já realizou mais de 30.000 autópsias. Dá que pensar...
- Mostrou fotos de bébés assassinados e falou deles como se nada fosse, com uma frieza incrivel e necessária, e com a capacidade de nos ensinar tudo o que precisamos, sem esquecer que nos contou a história de todos os casos. Viciante. Um contador de histórias fantástico.
- Um colega meu que o engraixava de forma constante e quase se matava quando ele pediu para alguém fechar as cortinas, ouviu o seguinte: "depois de tantos anos a ensinar finalmente encontro um especialista em cortinas". Gargalhada geral!
- Bibliografia aconselhada por ele para a cadeira de Medicina Legal: "apontem" diz ele. Nós de caneta na mão e caderno bem por baixo ouvimos o seguinte: "revista Maria e jornal A Bola...foi lá que eu aprendi tudo o que sei hoje!". Palavras para quê? Risota total!
- O aparelho dos slides deixou de trabalhar e não queria de forma nenhuma voltar ao trabalho, a determinada altura estavam já 3 funcionários dentro da sala de aula e ele a dar a sua aula passivamente, sempre a sorrir e diz para todos " estamos quase a atingir a perfeição, nunca ouviram dizer que a anarquia é a perfeição?! Mais anarquia que isto é impossível!" Incrivel a forma como enfrenta qualquer entrave ao planeado, sempre sorridente e com um comentário engraçado.
- A determinada altura, sinto claridade a entrar pela porta (estavamos com as luzes apagadas por causa dos slides), olho para lá e o que vejo?! As funcionárias com o pano de limpar o pó na mão e quase amontoadas para ouvir o que dizia este grande senhor. Elas e não só, mais estudantes do lado de fora espreitavam e forçavam o ouvido para levar algumas das palavras sábias que daquela sala saíam.
Sinto-me um previlegiado.
A melhor opção do meu curso foi, sem duvida, Medicina Legal e o Dr. J. Pinto da Costa.
Vou aprender muito com este senhor.
Daqui a umas horas lá estarei. É das 9h às 12h.
Sabem o que penso? Só das 9h às 12h?!
Queria mais! Queria tanto mais!

16 comentários:

  1. Tão culto... Tão afável...Tão boa pessoa... e nem assim mantêm contactos com o seu mais famoso irmão... Porque será?? Ele há cada uma... Abraço

    ResponderEliminar
  2. E tu,bruno_mega?
    Como sabes que ele não mantém contactos com o irmão? És amigo chegado ou leste na Maria?
    Tu tens uma coisa boa,sabes sempre de tudo!!

    ResponderEliminar
  3. Pá, sei uma coisitas! Em 1º lugar isso é público... Não é preciso ler a Maria para saber. Em 2º, tenho outra coisa boa... Assino sempre o k escrevo... Abraço Mega:)

    ResponderEliminar
  4. É público? Eu não sabia,mas tudo bem, também não tens culpa por eu não saber. Já vi que és uma pessoa atenta ao dia a dia da familia Pinto da Costa. Será tudo isso preocupação? Ou tudo isso será inveja?
    Então e pelo facto do Dr. Pinto da Costa ser "tão culto...tão afável...tão boa pessoa" tem que ser amigo do irmão? Ou tem que ser melhor pessoa que ele,é?
    Explica-me lá que ligação fizeste tu entre ambas as coisas!!

    ResponderEliminar
  5. podem v. excas. que tão bem conhecem Dr. Pinto da Costa informar -me como poderei eu conseguir falar-lhe. é que de facto, só ele pode ajudar entre as 30000 autópsias realizadas estão 2 à minha mãe. preciso perceber uma coisa dizem tanta coisa sobre ela. Por favor ajudem - me.
    muito obrigado por tudo. rodrigues

    ResponderEliminar
  6. Só há uma maneira de saberes o que se passou nas autópsias, terás que falar directamente com o Dr. Pinto da Costa e para que isso seja possível terás que te deslocar ao Instituto de Medicina Legal, no Porto.
    Infelizmente não posso ajudar muito mais.

    ResponderEliminar
  7. Fiquei fascinada com o que escreveu...Amanhã terei a minha primeira aula de pós-graduação com o Dr. Pinto da Costa e estou super ansiosa!
    Boas aulas e bons estudos!
    Helga.

    ResponderEliminar
  8. É obviamente impossível alguém fazer 30.000 autópias, sobretudo tendo ainda muitas outras ocupações. Talvez tenha sim assinado 30.000 relatórios de autópsias feitas por outros na condição de director do então instituto de Medicina LEgal do porto. Também já o ouvi e, sinceramente, ouvi muita asneira científica, mas sempre com imensa graça... Teve o seu tempo, está ultrapassado e não deixou qualquer obra relevante no âmbito da medicina legal. Mas funciona bem como "entretainer".Para quem quiser verdadeiramente aprender e com qualidade sublinha-se que cientificamente bem melhor a sua sucessora à frente do Instituto do Porto, a Profª teresa Magalhães.

    ResponderEliminar
  9. Não tive, nem tenho, porque duvidar quando ele afirmou ter feito 30.000 autópsias. Não tenho conhecimento suficiente para creditar ou desacreditar tal afirmação.
    Gostei do que vi e aprendi. Sinceramente penso que marcou a Medicina Legal, todos os que lidaram com ele admiram-no e eu sou um deles.
    Aceito a sua opinião e agradeço o comentário e a visita. Volte sempre.

    ResponderEliminar
  10. O Dr esteve ontem na minha escola, escola Secundária e muito sinceramente fiquei fascinada com este grande senhor =) e quem o critica são os invejosos. Professor catedrático é obra. Sabem aquilo que eu nunca irei saber e ainda assim é simples e simpático. Excelente post :)

    ResponderEliminar
  11. Também vai ser meu professor e sim, para mim será tambem um grande privilégio. :D Gostei do post, já sei que aulas me esperam :D nada mau!

    ResponderEliminar
  12. Olá! Boas! De facto nada me surpreende do que acabaste de dizer. É sem dúvida um grande senhor homem :). Hoje, fui de facto, uma das grandes priviligiadas de o ouvir a cores e ao vivo, numa conferência em Coimbra :), nunca o tinha visto a conferenciar ao vivo, nem nada do género...sinto um grande orgulho por aquele homem.
    E sim, aproveita as palavras proferidas por aquele homem sábio, porque é mesmo isso que ele é!...Tenho pena de ter sido só uma conferencia...também queria mais e muito mais...enfim
    Aproveita! xD
    D.C.S UC

    ResponderEliminar
  13. hello
    ao fim de alguns cursos com este grande genio, tenho que vos dizer que continuo a assistir as aulas com o mesmo entusiasmo e expectativa.Aproveitem,usufruam cranios como este existem poucos.Façam favor de serem felizes

    ResponderEliminar
  14. Para mim, se este senhor de grande nível se desse com o irmão, isso sim seria de admirar.

    ResponderEliminar
  15. Sou a fafa e gosto dele <3

    ResponderEliminar
  16. não é por uns e outro estarem zangado que são más pessoas

    ResponderEliminar