terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Cristiano Ronaldo

Bem cedo saiu da Madeira e rumou a Lisboa para jogar no Sporting. O inicio não foi, em nada, fácil. Normal, era apenas um miudo assustado longe da familia e de casa. Como tantos outros.
Viver na capital custou a Cristiano muitas lágrimas recheadas de saudade.
Mas o menino madeirense tinha um sonho: ser jogador de futebol. Conseguiu.
Ainda criança estreou-se pela equipa principal do Sporting e mostrou ao mundo que não era apenas mais um jogador de futebol. Ele era especial.
Ferguson apaixonou-se pelo futebol do português e levou-o para Manchester.
Em Inglaterra, Ronaldo não se encolheu, chegou ainda adolescente, mas não teve medo dos adultos e começou a fazer magia sempre que tocava na bola. Os ingleses renderam-se ao talento do miudo.
Foi crescendo como jogador e como homem e isso deve-o a Alex Ferguson. Só.
Cristiano Ronaldo atingiu o topo no ano passado. Ainda menino - 23 anos - tornou-se milionário, venceu o que havia para vencer como jogador de futebol, jogou a um nível que nenhum outro colega de profissão conseguiu atingir. Ele convenceu o planeta futebolistico que era o melhor jogador do planeta.
Foi distinguido pela FIFA, que o considerou o melhor jogador do mundo de 2008.
Mas o caminho não termina aqui, agora o melhor jogador do mundo tem que saber ser homem, tem que evitar atitudes infantis, tem que saber estar dentro, mas também fora do campo.
O dificil não é chegar ao topo, o dificil é mantermo-nos lá.
Tem muito dinheiro, talvez nem ele saiba quanto tem, tem muita magia nos pés, mas tem também ainda muito de criança. Acredito que faça muita confusão ter o que ele tem com 23 anos. Não deve ser simples de gerir as emoções de alguém que precocemente se sentou no topo do mundo.
É português, devemos ter orgulho nisso.
Venceu com toda a justiça o prémio de melhor do mundo.
Mas, atenção, isso não lhe dá o direito de agir como quer, pois a liberdade dele termina quando começa a nossa.
Falta-lhe jogar pela selecção com a mesma disciplina que joga no Manchester. Sem duvida.
Aguarda-se o crescimento total de um menino que concretizou o sonho de ser jogador de futebol...o melhor jogador de futebol do mundo.
Parabéns, Cristiano!

1 comentário:

  1. Este menino é de ouro... É português e basta!!!

    Joana Costa

    ResponderEliminar