quarta-feira, 21 de outubro de 2009

José Saramago,

quem diz que "Deus é vingativo e má pessoa" não é ateu. É doente.
Vir a Portugal dizer o que disse é não ter noção do que fica bem e do que fica mal.
Há certas pessoas que depois de atingirem um determinado patamar na sociedade se julgam superiores a todos os que o rodeiam, contudo Saramago superou tudo e todos, pois ele sente-se capaz de criticar a vida e a personalidade de Deus. Dando, a determinadas alturas do seu discurso, a ideia de que é do tempo de escola de d'Ele.
Será tudo isto prepotência ou será falta de clarividência mental?
Eu, tal como o eurodeputado, também agradecia muito que vossa excelência deixasse de ser português. Gente assim não faz falta nenhuma neste país.
Fique com o seu prémio Nobel e com a sua escrita que a maioria de nós repugna e os que compram fazem-no porque é in ter um livro de José Saramago em casa, mas não passa de peça decorativa.
Já agora um desabafo que me corre nas veias há anos: se eu escrevesse sem pontuação era um analfabeto, vossa excelência é um intelectual de topo. Vou morrer sem entender isso.
Diz vossa excelência que "a Biblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade" e eu acredito que isso já será a Alzheimer a falar. Força Saramago. Procure um especialista para tentar ter um fim de vida minimamente digno.
Quando, no auge da sua parvoíce, diz que "Deus é cruel, invejoso e insuportável", eu, no auge da minha sanidade mental, digo que José Saramago tem um atraso mental que não lhe permite pontuar o que escreve, nem ter noção do que diz, que recebeu um prémio Nobel por piedade e que é o maior animal de duas patas que eu vi em toda a minha vida. Gostou?

4 comentários:

  1. Caro jovem, Boa Noite!

    Concorde ou não com o que Saramago proferiu, (ainda) penso que o Direito de expressão é algo que deve ser mantido, sob pena vivenciarmos um novo regime de censura.
    Sou das que prefere sacrificar os ouvidos e olhos a tanta parvalheira falada e escrita em prol da liberdade.
    Porém, não é menos verdade que apesar de defender a liberdade de expressão, considere que temos sempre de ter cuidado com as opiniões que emitimos. Ou pelo menos, com a forma com as emitimos. Este cuidado é absolutamente fundamental, se és uma figura pública.

    Quanto ao senhor querer deixar de ser português, recomendo então que comece por deixar de escrever e falar a língua de Fernando Pessoa.
    Não posso deixar de referir que acho curioso alguém que diz que Deus é vingativo, e má pessoa, tenha o nome de José!!!!!!!! (Que ironia deliciosa) Os seus ricos pais devem andar muito divertidos com estas suas palavras!!!!
    Não é por nada, mas já que quer deixar de ter nacionalidade portuguesa... era uma atitude coerente da sua parte, mudar também o nome. Vem-me a cabeça duas sugestões pertinente, algo como Judas Saramago... ou Lúcifer Saramago!!!

    Quando a escrita do senhor, não sem pontuada, isso não está totalmente correcto. Saramago usa é apenas uma forma de pontuação. A vírgula. A intenção é dar liberdade e autonomia ao leitor de quando está a ler decidir que pontuação usar, quando usar e como usar.
    Também achava uma atitude presunçosa e parva do senhor, até que li um dos seus livros.

    Quando a ter uma escrita
    repugnante, essa é uma afirmação que acharia válida se já tivesses lido algum dos livros do senhor, coisa que pelo teu texto estou a presumir que não.
    Claro que tu sendo jurista como eu, sabes as presunções são ilidíveis. E como tal assumo como possivelmente errónea esta conclusão.
    Mas é que faz-me uma certa confusão opinar sobre algo desconheço.

    Quanto a comprar livros de Saramago por ser In, isso infelizmente é verdade.
    Mas ao menos com isso, espero que aprendam algo. Nem que seja a não gastar dinheiro em livros que consideram estúpidos e que apenas servem para decorar estantes. Levem antes as vossas senhoras a jantar, elas agradecem.
    Todavia, transmito-te a minha experiência pessoal. Ja comprei Saramago. Tenho dois em casa. As "Intermitências da Morte" e " "Ensaio sobre a Cegueira" não o fiz por ser in ter um livro do senhor (até porque, gosto de pensar que sou uma pessoa suficientemente inteligente, que pensa pela sua própria cabeça) mas porque tinha curiosidade em entender o porquê de tanta genialidade associada ao homem e a sua escrita.
    Gostei dos dois. Mas está longe de ser um escritor que espere avidamente por um novo exemplar nas bancas, como faço por exemplo com Inês Pedrosa.

    Despeço-me, pedindo desculpa pela extensão do comentário, e deixando um beijo para ti*

    Até breve

    Sininho*

    ResponderEliminar
  2. Sim, a tua conclusão é errónea e precipitada, isto porque deverias saber que só falo daquilo que sei.
    Tentei ler Memorial do Convento e achei aquilo intragável. É verdade, tenho o livro em casa, mas não o comprei, aquela coisa saiu em algum lado, não sei onde, também não interessa e sinceramente já nem sei onde pára.
    O direito de expressão existe e eu concordo com ele e se Saramago diz o que quer, eu sou tão pessoa como ele para dizer o que me apetece.
    Volte sempre! :)

    ResponderEliminar
  3. Isto até parece mentira mas tb neste assunto concordo com o menino Cris:)). Sininho tb eu tentei ler o memorial do convento, e tb n o comprei veio com um outro livro q adquiri na altura, e verdade seja dita q tb o tentei ler...e desisti....n consigo ler aquilo. Será falta de inteligencia e bom gosto da minha parte? Talvez, afinal o meu escritor preferido é milan kundera (esse realmente é um escritor)q os q gostam de saramago podem dizer q n vale nada. Mas isso são meras opiniões literárias e cada um tem a sua.

    Agora o q eu não admito é q esse homem venha falar da religião católica sem a conhecer e , ainda q seja ateu, insulte e fira os católicos da maneira q fez. Como eu não o ultrajo só pq ele n acredita entao ele tb n tem esse direito.
    S eu escrevesse um livro e como meio p o publicitar viesse p os media insultar os ateus provavelmente ja tinha um processo em cima mas como é o tal do homem já temos q respeitar a liberdade de expressão?!!!!

    Ah já p n falar de o homem ter ficado todo indignado pela reacção dos católicos!!!

    Utilizar a religião católica p publicitar um livro, e vindo de quem já tem um nobel, é vergonhoso.

    A minha indignação daria p um post bem maior mas fico por aqui;)

    Ah e qd me refiro ao tal chamando-o homem é de propósito...n merece qq outro título quem age desta maneira e só n escrevo o h com letra mais minuscula pq n existe:)

    E como o tal ultrapassou os limites do respeito pelos outros deixo-lhe aqui um conselho q é ao mm tempo um pedido: POR FAVOR SE QUISER MT EU N ME IMPORTO NADA Q S ASSUMA COMO ESPANHOL E ESQUEÇA Q ALGUMA VEZ FOI DESCENDENTE DE AFONSO HENRIQUES!! E já agora talvez n fosse má ideia q contratasse uma agencia de publicidade, pode ser q seja um bocadito caro mas sempre o impedia de fazer figuras ridiculas.

    Voltando ao Cris, concordo inteiramente com
    o post e comentário. E n acho nada insultuoso, foi na mma medida q o tal falou, aliás até acho q n é nada de mais comparando com as palavras do outro.

    P a sininho: continuo a n perceber essa da virgula, os meus escritores preferidos usam todo o tipo de pontuação e n é por isso q n estimulam a minha imaginação ou me dão total autonomia de interpretar o q estou a ler. Enfim a mim parece-me mais um truque publicitário. O tal deve ter mas é a máquina do comunismo russo a trabalhar p ele. Por isso saem tantas asneiras.

    Lembrei-me agora q n deixa de ser engraçado q ele n diga q o comunismo é pior q uma ditadura q só traz desgraças e morte!! P ele antes comunista q católico...curioso, não?


    Concluindo ( mas com a certeza q tinha aqui mt mais p dizer) ;)

    P o Cris e a Sininho: Beeeeeeeeeeeeeijo directamente de mangualde, essa terra de pessoas pouco dotadas intelectualmente já q por lá quase todos são católicos:))

    ResponderEliminar
  4. Vamos esclarecer uma coisa, quando referi liberdade de expressão, estava a falar não do post, mas da opinião de Saramago.
    Para mim é tão simples quando isto, foram declarações idiotas com as quais não concordo minimamente. Mas é a opinião dele.
    Ninguem é obrigado a ouvi-lo, nem a comprar os livros dele. É apenas mais uma opinião.
    Acho que estão a dar demasiada importância ao que ele disse, o que é precisamente o que pretendia. Pelas vossas reacções, foi o golpe de markting perfeito.
    Quanto a não conseguirem ler Saramago, não acho ser falta de inteligência dado que eu também não consigo ler Margarida Rebelo Pinto(que tem uma escrita básica) porque não gosto do que escreve, nem da forma como escreve.
    Aqui não está em causa capacidades, mas preferências. Se todos gostássemos do azul...o que seria do amarelo?

    Para a Catarina: Quanto a história da vírgula, foi apenas uma correcção. Dizer que Saramago não utiliza a pontuação não está totalmente correcto. E quis chamar atenção a isso.
    A justificação que expus para explicar esta particularidade da escrita do senhor, para mim faz muito sentido.
    Só para terminar, eu tanto leio Harry Potter (que devorei os livros) como Herberto Helder, Tolstoí ou Mia Couto. Não sou fiel a um estilo nem a um escritor. Saramago é apenas mais um que passou pelas minhas mãos e que apesar do que disse, não deixo de gostar dos livros que dele li.

    Até Breve

    Sininho*

    ResponderEliminar