sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Esclarecimento

Alguém se sentou num monte de inveja e pegou numa covardia bem afiada para me dizer que o meu Natal não teve família; que a culpa disso era da minha mãe; que vamos - eu e os meus pais - no bom caminho; que eles - invejosos - agradecem por isso; que é bom ter a família toda reunida nesta quadra festiva; que eu não sabia como isso era bom.
Vamos por pontos. Quero que isto seja simples e por conseguinte, de fácil acesso a todas as mentes, mesmo as anónimas.
O meu Natal não teve família?
Engraçado, eu contei várias vezes e estavam lá todos. Podia, porventura, faltar alguém, mas não.
A culpa disso era da minha mãe?
Platão, esse sábio filósofo, disse que "quem não tem mãe, não tem família" e eu faço uma vénia daqui até ao seu túmulo. Eu tive sorte, admito, calhou-me a melhor do mundo.
Vamos - eu e os meus pais - no bom caminho?
Agradeço a indicação, mas há muito que essa certeza vive lá em casa.
Eles - invejosos - agradecem por isso?
Acredito. Se assim não fosse como sobreviveria a inveja deles?
É bom ter a família toda reunida nesta quadra festiva?
Confirmo. Senti isso no último Natal.
Eu não sabia como isso era bom?
É verdade, andei uns anos enganado, mas agora já está tudo nos seus devidos lugares.
Para quem não sabe a inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Se tem cura ou não, isso já não sei. Espero, do fundo do coração, que sim.
A covardia é um comportamento que reflecte falta de coragem. Dizem que nasce com as pessoas, eu não sei, sou leigo nesta matéria da psicologia.
Há uns dias disse a quem é próximo de mim que nunca, jurei até pela minha saúde, padeci desse tão grande mal que é ser invejoso. Por quem quer que seja.
A coragem vive comigo, nunca me escondi atrás de nada nem de ninguém para mostrar o que sinto ou o que penso. Não sei é se nasceu comigo, não me lembro, já foi há vinte e sete anos. Entendam.
Há quem se revolte porque eu e os meus temos amigos de verdade, não dos que dão jeito ou fazem de conta, daqueles que nos seguram quando estamos a cair ou que nos levantam quando vamos ao tapete, daqueles que não querem nada em troca para além da amizade pura.
Um dia Jeocaz Lee Meddi disse que "amigo é mais que família, é uma empatia consentida, uma cumplicidade além dos laços sanguíneos. É uma escolha feliz de alguém que pusemos ao nosso lado para trilharmos a vida" e eu fico a pensar se ele não estaria a falar dos amigos que coabitam comigo e com os que me amam.
Outros há que ficam sentidos por nos verem construir uma base sólida para uma vida sonhada; agoniam-se porque vão observando ao longe que nós cumprimos todos os objectivos a que nos propomos; sofrem ao ver que nós não saímos do trilho do sucesso; e por muito que custe, a uns e a outros, saímos vencedores de todas as batalhas para as quais somos chamados.
Desculpem a minha felicidade e o meu sucesso. Desculpem o amor que tenho pelos meus pais. Desculpem a cumplicidade que partilho com todos os que me amam. Desculpem-me, acima de tudo, por vos deixar de fora deste meu mundo.
Sou feliz com os que tenho e a eles agradeço-lhes por tudo.

6 comentários:

  1. BOA Cunhado,estas como sempre ao melhor nivel,nao conhecia essa tua parte filósofa...es o melhor,estamos os 4 ao teu lado.
    Bj,Katia Moreira

    ResponderEliminar
  2. Cris!!!

    dissest uma coisa mt errada na minha opinião....

    a minha mãe é k é a melhor mãe do mundo :) :)

    e tu só n pensas assim pk n a conheces :) :)

    continua a escrever...a transmitir toda essa vontade de viver nos posts... e o resto é Faits divers :) bjinho carla

    ResponderEliminar
  3. Tenho que discordar do que dizes, eu tenho a certeza que tenho a melhor mãe do mundo! ;)
    Obrigado pelas tuas palavras.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Bem...a minha é que é a melhor do MUNDO!!! Ehehehe!
    Passando a coisas mais sérias. Se há família que me merece o maior respeito e consideração é a tua. Desde sempre tenho a educação necessária de respeitar todo e qualquer cidadão, mas, pela tua mãe e o teu pai sempre nutri uma amizade especial. Vivemos uma infância e vizinhança juntos, na mítica república do Acipreste!! Desde sempre houve um respeito mútuo e muita cordialidade...que isso nos una e nos faça viver de maneira a que os valores se preservem eternamente...grande abraço amigo!

    Carlitos MB

    ResponderEliminar
  5. Amigo, é bom que todos nós pensemos que temos a melhor mãe do mundo. Eu acredito em ti quando dizes isso, espero que faças o mesmo em relação a mim! ;)
    Eu e os meus pais agradecemos todos os sentimentos que nutres por nós e, como sabes, retribuímos cada um deles.
    São pessoas como tu que eu quero por perto. És um amigo de sempre e para sempre, alguém em quem posso confiar tudo. Sei disso.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar