quinta-feira, 29 de setembro de 2011

É Oficial: Vou Escrever Um Livro

Há uns dias, não há muitos, decidi, por conta própria e no maior dos segredos, enviar pedaços deste blog para uma editora, no caso a Chiado Editora. Queria uma opinião qualificada e profissional sobre o que escrevo. Pretendia saber se o que deixo neste blog era editável.
A minha escrita era passível de elogios, mas sempre envoltos em sentimentos, isto porque vinham de pessoas próximas e que me querem bem. Não que estes sejam inválidos, que não são, mas não têm o valor nem o peso de quem, primeiro, é imparcial, e segundo, é qualificado para o efeito.
Os dias passaram sem resposta e eu, aos poucos, fui-me acostumando e conformando com a ausência dela. Pensava eu que era um não camuflado. Aceitei e esqueci o assunto.
Hoje, porém, tive uma surpresa ao abrir a minha caixa de e-mail. A Chiado Editora tinha uma resposta para mim. Tal era a minha esperança que comecei a ler a dita em sentido inverso, do fim para o início, até que começo a ver números e percentagens, o que me fez ler o referido e-mail tal como mandam as regras.
A noticia era das melhores que já tive na vida. A editora depois de ter feito uma análise literária e comercial decidiu apresentar-me uma proposta de edição.
O que até hoje era uma utopia transformou-se num sonho tornado realidade. Acho que não preciso de vos dizer mais nada, o que vos digo serve perfeitamente para medirem o tamanho da minha alegria.
Partilho convosco o que a minha caixa de e-mail tinha para mim hoje de manhã:

"Caro Cristiano Moreira,
Antes de mais, agradeço-lhe a oportunidade que nos concedeu para analisarmos o seu Original blog "O Olho Vivo" bem como alguns dos seus textos que vieram num ficheiro em separado.
Depois de termos realizado a análise literária e comercial da obra temos a seguinte Proposta de Edição para lhe apresentar:
A Chiado Editora edita uma edição de 500 exemplares do seu Original com cerca de 50 textos originais seus.
O PVP da obra será de 10 euros. Os exemplares serão distribuídos em livrarias por todo o país, recebendo o Autor __% do preço de capa como pagamento de Direitos de Autor.
A Chiado Editora compromete-se a distribuir a obra por todo o país, assim como em realizar a sessão de lançamento, com a finalidade de a divulgar.
No caso da Primeira Edição esgotar no prazo de 1 ano a Chiado Editora compromete-se a realizar novas edições da obra, não tendo o autor qualquer encargo com as mesmas e continuando a receber __% a título de Direitos de Autor.
Todas estas condições serão exaradas num contrato de edição.
Sinta-se à vontade para me contactar, no caso de ter alguma dúvida ou questão.

Despeço-me aguardando a sua resposta.

Atentamente,

Camila Figueiredo
Executive Editor

Chiado Editora
Break Media Holding"

21 comentários:

  1. Parabéns Cris...;) imponha-se, de facto, a publicação de alguns dos excelentes textos que aqui partilhas... Confesso que não fico surpreendido com a excelente notícia que hoje recebeste por parte da Editora em questão, a qualidade sempre esteve lá, só faltava que tu próprio te convencesses, de que aquilo que tu encaravas como um passatempo, era na realidade um dom...;) Fazendo um prognóstico "informado", prevejo que os ditos 500 exemplares esgotarão mais rápido, que água no deserto...:)Congrats e um Abç orgulhoso...

    ResponderEliminar
  2. Prabéns , meu irmão , tu mereçes . Força , VOU COMPRAR esse vai ser o meu 1º livro ;)

    ResponderEliminar
  3. Paulinho, meu amigo, tenho que te agradecer por toda a força que me deste, pelo impulso que geraste e por cada palavra tua!
    Com amigos como tu a vida torna-se mesmo fácil e boa de viver! Obrigado!
    Espero que o teu prognóstico esteja correcto, era maravilhoso! ;)
    Aquele abração, brother!

    ResponderEliminar
  4. Kiko, obrigado pelas tuas palavras!
    Fico feliz por contribuir para o inicio da tua vida literária! :)
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Cristiano, embora nunca o tenha dito aqui, acho que escreves muito melhor que alguns "autores" da praça.É com sinceridade que digo que é um orgulho ter um vizinho assim.
    Força.

    ResponderEliminar
  6. E com muito agrado que vejo esta noticia pois costumo ficar feliz com as boas noticias vindas de amigos como a cerca de um mês tu entraste para esse lote de amigos fico muito feliz por ti.
    Boa sorte e boas vendas são os desejos dos teus amigos Filipe e Marina..
    Não te esqueças de avisar quando o livro sair para eu comprar.

    ResponderEliminar
  7. Primaço! Muitos parabéns. Vou comprar! Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Max, caro vizinho, agradeço-lhe os elogios, de coração. Desconhecia, até, que lesse o meu blog, mas é com enorme orgulho que me torno conhecedor da sua opinião. O meu muito obrigado pelas suas palavras.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Grande Filipe, acredita que também estás nesse lote de amigos e considero-te muito, por isso resta-me agradecer pelos teus desejos e garantir-te que serás informado quando a "criança" nascer! ;)
    Um abraço para ti e beijinhos para a Marina!

    ResponderEliminar
  10. Primo, muito obrigado!!
    Espero que compres e que, acima de tudo, disfrutes da compra! ;) Grande abraço!

    ResponderEliminar
  11. Tal como te prometi mano ja ca vim ver a noticia que pelos motivos que te expliquei nao deu para vizualizar mais cedo ... Fico muito feliz por ti, sabes bem que so te desejo o melhor que esta vida possa dar, e quando o livro sair eu irei compra-lo com todo o gosto :) Orgulho por ti! Um grande abraço campeao

    Palmeira

    ResponderEliminar
  12. Parabéns!!!! É bom ver o talento ser reconhecido. Boa sorte para tudo

    ResponderEliminar
  13. Sei bem o que me desejas mano e sabes que retribuo cada desejo teu! É bom saber que tenho os amigos por perto, porque sem eles nada faz sentido! Obrigado pelo orgulho que sentes e lembra-te que ele é recíproco!
    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  14. Obrigado Tatiana, pelas palavras e pelos desejos!!

    ResponderEliminar
  15. Parabéns e reserva um para mim.....

    abç

    Pio

    ResponderEliminar
  16. Obrigado meu amigo! Reserva efectuada! ;)
    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  17. Estás de Parabéns e depois quero um exemplar ok? bjinho

    ResponderEliminar
  18. Obrigado! Espero que essa vontade de ter um exemplar se aguente até à data da publicação! :) Beijinho!

    ResponderEliminar
  19. e vai demorar assim tanto essa publicação?

    ResponderEliminar
  20. A pressa é inimiga da perfeição.
    Quando houver novidades elas serão tornadas públicas.

    ResponderEliminar
  21. O seu livro foi publicado? O que achou da qualidade da impressão? Ficou como vc tinha idealizado?

    ResponderEliminar