quinta-feira, 11 de março de 2010

Professor Nogueira

O Professor Nogueira foi o meu primeiro professor. Há 20 anos. Como o tempo passa.
Foi com ele que aprendi as minhas primeiras letras e os meus primeiros números. Com ele aprendi a escrever e a fazer contas.
A tabuada, as cópias, os ditados, as serras, os rios.
O que ele me ensinou a mim, tinha-o ensinado à minha mãe também. E a sua esposa tinha-o ensinado ao meu pai. Um cruzamento de gerações que palavras não descrevem.
Vou recordar este senhor como o professor que mais me ensinou e que mais me marcou. Por ter sido o primeiro e porque realmente com ele aprendia-se. Um homem da terra.
Cada um nasce para o que nasce e este homem nasceu para transmitir sabedoria e garanto-vos que não conheci ninguém que o fizesse como ele.
O meu primeiro dia de aulas ficou marcado por sete reguadas numa mão, coisa que hoje não se usa, mas era assim que se construiam homens e respeito dentro deles.
O Senhor Professor faleceu ontem, mas vou recordá-lo para sempre. Marcou gerações e criou um tempo, pois muitas são as vezes que se ouve: "no tempo do Professor Nogueira...".
Os meus sentimentos para a familia e um abraço para o meu professor de sempre, esteja ele onde for.
Dentro de minutos lá estarei para lhe prestar uma última e merecida homenagem.
Por tudo, obrigado.

2 comentários: