segunda-feira, 21 de junho de 2010

José Saramago

José Saramago faleceu e com isto levantaram-se muitas discussões.
Pessoalmente nunca fui apreciador do estilo de Saramago. Nem na escrita, nem na maneira de estar.
Tentei ler, mas nunca me cativou minimamente.
A sua ideologia é totalmente diferente da minha. Não significa, como é óbvio, que ele esteja errado, mas nunca partilhei das suas ideias.
Se o Presidente da República podia estar presente no seu funeral, podia. Mas uma coisa é poder, outra bem distinta é dever.
Tem o seu mérito, sem dúvida, o Prémio Nobel fala por si, mas sempre olhei para ele como alguém que virou costas ao país. Nunca foi merecedor do meu aplauso.
Não tenho que o elogiar só porque morreu. Nunca o fiz durante a sua vida, não o ia fazer agora.

2 comentários:

  1. Acho que estás engano relativamente ao facto de o Saramago ter voltado as costas ao país, foi mais o país que lhe voltou as costas em nome de meia dúzia de políticos que viram na sua genialidade um obstáculo.
    Voltar as costas quando todas as suas obras referenciam Portugal?!? Ele teve o dom de prever nos anos 80 o estado em que nos iríamos encontrar neste momento, ele falou as verdades sobre a igreja que todos sabem por A + B mas têm medo de dizer porque serão excomungados como ele... é por isto que voltou as costas?
    Quanto ao Presidente que fala de si na 3a pessoa (à craque da bola) nem comento, os comentários dele e os teus dizem tudo. É que se ainda fosse o Cristiano Ronaldo ou o Tony Carreira, agora cultura é mesmo coisa que não combina com os "patrões" portugueses.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo, aceito a sua opinião que me parece, aliás, muito bem fundamentada. Assim dá gosto "discutir".
    Volte sempre. Cumprimentos.

    ResponderEliminar