sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Muammar Kadhafi

O fim foi o merecido.
Pena dele não tenho nenhuma.
Admiro quem o capturou e executou.
São páginas históricas como esta que ainda nos fazem acreditar que a união faz realmente a força. Kadhafi foi ditador até tocar o despertador da democracia.

11 comentários:

  1. Discordo completamente.Os seus algozes igualaram-se a ele, na crueldade e na falta de humanidade.Todos devem ter o direito a um julgamento e depois serem castigados pelos crimes cometidos.Dente por dente e olho por olho não são regras de um povo civilizado.

    ResponderEliminar
  2. Aceito a sua opinião e respeito-a. Todos temos direito a ela.
    Eu acredito que mais de 40 anos de ditadura, sofrimento e opressão são capazes de provocar nas pessoas sentimentos que alguém que vive numa democracia não será capaz de entender.
    Tento colocar-me na pele deles, coisa impossível, eu sei, mas tentando, e nada mais do que isso, aceito a revolta deles e o tal "dente por dente e olho por olho".

    ResponderEliminar
  3. Conheces a história da Líbia? Consegues comparar o grau de evolução relativamente às nações vizinhas? Sabes o que se passava lá na era anterior ao Kadhafi? Sabes o que são "Direitos do homem"? Diz-se que violência gera paz, ou mais violência? Sabes a verdadeira história da NATO? Sabes quem são os rebeldes??? Sabias que os subsarianos estão a ser massacrados na Líbia? Como podes fazer uma apologia à violência e justiça popular (digna dos povos da era medieval)? Onde achas que vai uma Democracia com um povo destes?
    O que pensas do ditador Salazar que fez familiares meus morrer de fome??? Matou os "rebeldes" pacíficos que falavam mal do sistema, massacrou portugueses na guerra em África, os que voltaram vieram com traumas, dizimaram aldeias inteiras onde se encontravam apenas mulheres e crianças... Era mata-lo espetado num pau??? Não... a maldade morreu com ele... o Salazar morreu como um zé ninguém.
    Não defendendo o Kadhafi, (como defendiam os lideres mundiais até há bem pouco), é eticamente impossível defender alguém que mata pessoas, mas é preciso ver a história de outra forma, e não com o sensacionalismo e verticalismo imposto por quem manda nas nossas cabeças.

    ResponderEliminar
  4. Aceitar a revolta, do comentário, e admirar esta execução, do post, são posições muito diferentes. Não me parece que a imagem escolhida e o acontecimento que representa sejam um início digno para um país que se deseja finalmente democrático

    ResponderEliminar
  5. Não conheço a história da Libia antes de Kadhafi, mas conheço-a com Kadhafi. O antes de Kadhafi justifica a era de Kadhafi?
    A minha opinião não necessita, de todo, de comparar a história da Libia com a das nações vizinhas. O que tem uma coisa a ver com a outra?
    Quanto aos direito do homem, tive que os saber nem que não quisesse, os estudos a isso me obrigaram.
    A história da NATO também sei, até fiz um trabalho sobre a mesma no decorrer da minha pós-graduação.
    Os rebeldes foram apresentados ao público nos telejornais do mundo, logo eu sei o que sabe qualquer comum cidadão. Acesso a ficheiros secretos eu não tenho.
    Não ter pena de Kadhafi e admirar quem o capturou é incitar à violência? Vou ter pena de quem foi criminoso durante mais de 40 anos? Não posso admirar quem deu a vida pelo país?
    A democracia deles, agora que pode nascer, pode ir até onde vão as outras. É simples. O empecilho já não existe.
    Quanto ao Salazar, o que se ouve nos dias de hoje é que ele fazia falta por cá. Isto dito por quem "viveu" com ele.
    Quanto a África, fomos lutar pelo que era nosso, eu tive sangue meu lá e pelo que diz mostra que nunca esteve numa guerra. Morreram crianças e mulheres, como também morreram muitos inocentes que foram enviados daqui para lá. Aproveite, se souber, para me indicar uma guerra em que não tenham morrido inocentes.
    O Salazar morreu como um Zé Ninguém, é verdade, mas quanto líderes dos nossos dias conhece com esse fim. Ou são capturados ou vivem à grande e à francesa à custa do povo.
    É bonito falar quando vivemos a história pelos livros e pelos meios de comunicação, vá para a Libia dar palestras. Gostava de ver a reacção dos que não vivem há mais de 40 anos.
    Eu dei a minha opinião, posso fazê-lo. Aceite-a, tal como eu aceito a sua. Obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Bjorn, analisando friamente é óbvio que este não é o caminho indicado, é óbvio que esta não é a estrada da justiça, mas eu tento colocar-me no lugar deles e acabo por os entender.
    Os meios não justificam os fins,eu sei, porém neste caso este era o único meio. Penso eu.
    Se eles não passassem à revolta/violência o Kadhafi ainda hoje reinava, não concorda?

    ResponderEliminar
  7. é uma questão complicada. tendo a ver este tipo de processos de humilhação e execução pública mais como um efeito de matilha frenética que como uma catarse de humilhações e execuções passadas. e depois viria a questão se essa catarse seria moralmente lícita.
    Estou totalmente de acordo quanto ao fim do regime e ao facto deste apenas poder advir deste movimento de revolta popular. por isso fui a favor da acção internacional, por mais evidente que fosse a hipocrisia ocidental subjacente. mas nem todas as revoltas têm de acabar assim, e em termos simbólicos - questão de grande importância- a forma grotesca que tomou este fim choca-me e preocupa-me.
    Se me permite imiscuo-me agora na sua resposta, pq a parte sobre o salazar também me chocou um bocadinho: o facto de existirem saudosistas do nosso ditador nada diz quanto ao mérito do seu regime, perdoe-me a comparação talvez descabida, mas igual fenómeno se verifica quanto ao hitler, e também da parte de gente q com ele "viveu". em segundo lugar, a noção de "nosso" é um território muito perigoso em que acho que não devíamos entrar, especialmente quando falamos das ex-colónias.
    com um pouco mais desta justiça pós-revolucionária à moda da líbia e muito sangue teria corrido em 74, e justificadamente para quem é adepto do "olho por olho"

    ResponderEliminar
  8. "Quanto ao Salazar, o que se ouve nos dias de hoje é que ele fazia falta por cá. Isto dito por quem "viveu" com ele.
    Quanto a África, fomos lutar pelo que era nosso, eu tive sangue meu lá e pelo que diz mostra que nunca esteve numa guerra."

    -Pedem a volta de Salazar, porque sabem que ele não volta ou então faziam parte do sistema! Simples...
    -África nunca foi nossa, que direito temos de conquistar um país? Se pensares assim, é legitimo que os Espanhóis voltem para nos conquistar o que foi deles? ...
    -Tens orgulho de ter tido sangue teu lá? Eu tenho vergonha do meu que ficou lá... muito menos me sentiria orgulhoso por ter entrado numa guerra; os verdadeiros homens não se metem nessas coisas. O orgulho está aí.
    -Não falaste dos presos políticos (rebeldes) mortos por Salazar...

    Eu respeito e compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, mas em vez de discordar, prefiro tentar entender essa forma de pensar.

    ResponderEliminar
  9. Bjorn, concordo com o que dizes, porém acredito que às vezes o licito e o correcto não são suficientes e a Libia exigia algo mais. Nem os rebeldes, nem as tropas estrangeiras agiram de acordo com a lei, é óbvio, mas a situação a isso obrigava. Penso eu. Isto com base no que sei, claro.
    Quando falo em Salazar, falo apenas a nível económico e de regras rigidas que hoje faziam falta neste país. Talvez me tenha feito entender mal. É lógico que a ditadura e a opressão não fazem qualquer falta.
    É complicado e perigoso fazer comparações entre guerras com 40 anos e guerras actuais.

    ResponderEliminar
  10. "-Pedem a volta de Salazar, porque sabem que ele não volta ou então faziam parte do sistema! Simples..." Dos que ouço e já ouvi falar nenhum preenche os dois requisitos que referiu.
    -"África nunca foi nossa, que direito temos de conquistar um país? Se pensares assim, é legitimo que os Espanhóis voltem para nos conquistar o que foi deles? ..." África nunca foi nossa? Então? Era de quem? As nossas ex colónias eram de quem?
    -"Tens orgulho de ter tido sangue teu lá? Eu tenho vergonha do meu que ficou lá... muito menos me sentiria orgulhoso por ter entrado numa guerra; os verdadeiros homens não se metem nessas coisas. O orgulho está aí." Onde foi que eu disse que tinha orgulho de ter sangue meu lá? Importa-se de copiar e colar onde viu isso escrito por mim? Os verdadeiros homens não se metem nessas coisas? Engraçado, foi falta de lembrança dos que foram obrigados a ir para lá não terem dito isso a quem mandava. Que rica música aqui vai.
    -"Não falaste dos presos políticos (rebeldes) mortos por Salazar.." Não falei porque quando me referi a Salazar falava do seu lado economista, é lógico que eu não aplaudo a prisão política da altura, tal como não aplaudo homens que fugiram do país na altura e hoje querem fazer dele um símbolo da época, tal como o Sr. Mário Soares.

    ResponderEliminar
  11. Partilho convosco a entrevista de Obama. Ouçam o que ele diz.

    http://www.youtube.com/watch?v=wA3unYFSiX4

    ResponderEliminar