quarta-feira, 4 de junho de 2008

Justo, mas...

A UEFA decidiu que o FC Porto está, por uma época, fora das competições europeias, mais concretamente da Liga dos Campeões.
Esta, como todas as decisões judiciais, está sujeita a recurso.
O FCP tem toda a legitimidade de interpor recurso. É a parte derrotada no processo e se acha que de forma errada, então deve recorrer.
Não vou dar uma opinião juridica sobre o caso. Apesar de ser estudante de direito, não conheço o processo e quando assim é o melhor é não tecer comentários técnicos.
Ficar-me-ei pela opinião de adepto.
O que se segue é apenas uma opinião, quase que uma conversa de café.
Sou portista. Amo o meu clube, sofro por ele, vibro com as suas conquistas e, acima de tudo, sei ver o que de mal por ali se passa (penso eu) ou pelo menos tento.
Como já disse e volto a referir, eu não vou comentar tecnicamente a decisão juridica da UEFA. Quem decidiu sabe bem mais de direito do que eu ou qualquer um de vós, pelo menos assim presumo.
Quem erra tem que ser punido. O FC Porto, ou quem o comanda, errou, logo tem que ser punido. Quanto a isto penso que não há qualquer tipo de dúvida. É pacifico para todos.
Critico que uma lei de 2007 venha julgar e condenar um acto de 2003. Não porque se tenham passado 4 anos, mas sim por punirem um acto que foi julgado e punido, percorrendo todo um caminho processual até atingir a sua consagração máxima: o transito em julgado. O atingir desta fase impossibilita qualquer das partes de agir judicialmente, isto significa que nem pode haver recurso, nem pode haver qualquer alteração à pena.
Exemplo prático e talvez exagerado, mas talvez vos ajude a perceber a minha renitência face a esta decisão. O Sr. A mata o Sr. B, A é julgado e condenado a 16 anos de prisão. Cumpre e depois sai uma lei que diz que quem matou antes ou depois da referida lei sair será condenado à pena de morte. Então vamos buscar o Sr. A a casa e matamo-lo. Acham justo?
Pois bem, a Comissão Disciplinar da Liga julgou e puniu o FCP, enviou o processo para a UEFA (porque os regulamentos a isso o obrigam) já depois da sentença atingir o transito em julgado, o que, à partida, pressupõe que não haja lugar a qualquer tipo de punibilidade do acto ilicito, mas houve: FCP fora da Liga dos Campeões durante uma época.
Nesta altura surgem outras perguntas: Então o Milan e a Juventus? Não são punidos? Porquê? Qual a base da sua defesa? A lei, de 2007, que pune o FCP, prevê que qualquer clube que tenha praticado actos de corrupção desportiva, antes ou depois da sua entrada em vigor, será afastada das competições europeias. Simples. Mas se punimos o Porto teremos que punir os dois clubes italianos. Não que eu fique melhor com isso, mas a justiça existe e tem que ser igual para todos - à partida.
Um outro ponto é a maneira como se arranja um substituto para o lugar do TRI Campeão Nacional. Desculpem, mas não posso concordar.
Na época de 2007/2008 o Benfica foi 4º classificado, ficou apurado para a Taça UEFA e ponto final; o Vitória de Guimarães ficou em 3º lugar, tem direito a disputar a 3ª pré eliminatória da Liga dos Campeões; o Braga vai à Intertoto. Parece pouco complicado.
O FCP, na época finda, foi um campeão digno, justo e bem claro para todos e não recai nenhuma acusação sobre o clube referente à época há pouco terminada. Então eu pergunto: O Futebol Clube do Porto é punido por ilicitudes cometidas em 2003 e 3 ou 4 clubes são beneficiados na época de 2008/2009? Não me parece justo, sinceramente.
Não digo isto por raiva ou como uma qualquer tentativa de vingança.
Em relação ao Benfica, assumo que por mim nem à UEFA ia, o Braga nem me aquece nem arrefece, mas o Vitória de Guimarães tem a minha simpatia e torci por eles até ao fim, queria vê-los na Liga dos Campeões (pelas vias normais), gosto daquele clube porque aquelas gentes (principalmente o meu grande amigo Gu) me ensinaram a fazê-lo e irei gostar sempre e caso tudo isto se confirme será o meu clube na Champions League. Desculpem-me os vitorianos e todos aqueles que de mim discordam, mas por mim quem ocuparia o lugar do FCP seria o Zenit, vencedor da Taça Uefa.
Pode ser parva, mas esta é a minha opinião sobre a decisão da UEFA.
Saibam aceita-la e tentem compreende-la.
Desculpem qualquer coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário