segunda-feira, 26 de abril de 2010

Afinal não estou louco!

Caros leitores, recebi alguns comentários ao post que tinha o nome de "Campeonato da vergonha". Não os publiquei. Não por ditadura, não por me atacarem, apenas e só para evitar as discussões infindáveis que o futebol tem o poder de criar. Desculpem-me os que comentaram, li-os a todos e já de seguida fica uma espécie de resposta.
Antes quero explicar-vos quando e porque fiz o citado post.
Aquele texto foi escrito e publicado logo depois de Falcao ter visto o quinto amarelo. Na hora.
Disse o que disse e partilhei-o convosco porque estava revoltado, a derrota do FC Porto não me teria deixado tão chateado. É garantido.
Revoltou-me o amarelo mostrado a Radamel Falcao porque acho que foi injusto. Do fundo do meu coração. A cara dele, na imagem, diz muito. Todos os jogadores são seres humanos, têm os seus feitios e as suas personalidades e do que conheço do colombiano e do que já se viu dele não me parece, de todo, um jogador conflituoso, agressivo ou quezilento. De certeza há quem pense o contrário, mas acho que são injustos os que o fazem.
Falcao faz-me lembrar Lucho na maneira de estar dentro do campo. Estão ali para jogar à bola e nada mais que isso e aprecio isso num jogador, seja de que clube for. Sinceramente é o que penso. Claro que está que jogadores desse tipo também podem ter os seus devaneios, mas não me parece que tenha sido o caso.
Pior que tudo isso foi que naquele lance, depois do avançado portista ser sido pontapeado e empurrado, o fiscal de linha assinalou falta contra o FC Porto. É ridiculo e não se justificava, tal como estava o resultado e o andar da partida, a situação provocada.
Falcao não irá defrontar o Benfica, irá ter menos um jogo para lutar pelo titulo de melhor marcador e será mais uma baixa numa equipa dizimada. Mas o futebol é isto mesmo.
Quanto aos comentários, recebi de tudo um pouco.
Um senhor que os pais se esqueceram de lhe dar nome, presumo que tenha sido abandonado ainda ensanguentado, que me dizia que "a inveja é um sentimento muito feio". Estaria ele a referir-se a quê? Ao facto de eu me chamar Cristiano Moreira e ele Anónimo? Oh senhor, eu não tenho culpa disso.
Outro questionou-me se eu não tinha dito que não falava mais de futebol neste blog. Disse, sim senhor. Tem toda a razão. São impulsos normais de um ser humano, impulsos esses que vou tentar controlar. Prometo. Até porque quero evitar "guerras" neste espaço.
Houve quem achasse que o amarelo a Falcao foi pequeno para o tamanho da atitude, achando, portanto, que o vermelho seria o indicado. Temos que aceitar as opiniões, eu dei a minha e aceito esta. Dando a entender, essa mesma pessoa, que o FC Porto tem sido beneficiado nos últimos "4 ou 5 jogos". Como já disse, cada um tem a sua opinião.
Por fim, houve ainda alguém que, para além de achar injusto o amarelo mostrado a Falcao, falou num penalty fantasma do Benfica e num golo fora de jogo do Cardozo. Quanto a isso não sei, quem me conhece sabe que não vejo jogos do Benfica, a não ser que seja "obrigado". Esse mesmo alguém referiu que o Benfica pratica um bom futebol, mas tem tido "auxilios constantes" e por fim, afirma que Falcao é superior a Cardozo, o que acaba por ser uma opinião generalizada em todos os restantes comentários.
Por fim deixo-vos as declarações de dois intervenientes do jogo de que falamos. Bruno Ribeiro, que "provocou" o amarelo de Falcao e Manuel Fernandes, treinador do Vitória de Setúbal.

8 comentários:

  1. de pequenas grandes injustiças está isto cheio, mas apesar de tb não achar que o falcao fez de propósito, bem, sempre é um lance aparatoso, que levanta dúvidas, e o amarelo não me choca.

    o contexto de ele estar em risco de exclusão é que gerou isto tudo.

    Chocar-me-ia, isso assim, que o amarelo fosse retirado - como seria perigoso criar esse predente..

    é a visão de um sportinguista que admira muito o falcao e tem um presidente que lhe tira o sono.

    ResponderEliminar
  2. Rui, antes de mais agradeço-lhe a visita e o seu comentário.
    Concordo com o que disse. Claro está que se este não fosse o quinto amarelo de Falcao apenas provocaria pequenos protestos na hora, mas para além de ser o quinto, está o facto de retirar o colombiano de um derby e da luta pela titulo de melhor marcador.
    O amarelo, para mim, e como já disse, foi mal mostrado, mas não queria, nem por nada, que lho retirassem.
    É bom ter pessoas a comentar com serenidade e sabedoria. O seu Sporting teve uma época para esquecer, mas penso que está a trabalhar muito bem a próxima. É esperar que isto está mesmo a acabar.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Pronto, o Jesualdo fica com 500 euros de multa...
    Vai-se ver à rasca para se governar este mês...

    P.S. Ah já sei! Foi uma injustiça o k fizeram ao Falcão (o homem só deu uma chapada no gajo pá) e então redimiram-se com o Jesualdo...

    ResponderEliminar
  4. Bruno, sinceramente, não tou virado para discussões. Como diz um amigo meu: " hoje não me apetece bulhar!"
    Tens a tua opinião e eu tenho a minha. É simples.

    ResponderEliminar
  5. "Quique Flores também foi expulso sem ser suspenso

    Jesualdo Ferreira não foi suspenso depois de ter sido expulso em Setúbal, mas esta não é uma decisão virgem da Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes. Na época passada, por exemplo, Quique Flores foi expulso em Braga, num jogo referente à penúltima jornada do campeonato, e depois esteve no banco na partida seguinte para a despedida do Estádio da Luz, frente ao Belenenses. Tal como agora, o treinador espanhol foi apenas advertido e multado pela CD da Liga."

    Bruno_Mega e esta hein?? Já não te lembras?? Tu que és tão inteligente diz lá de tua justiça!!!

    ResponderEliminar
  6. Bem lembrado Rafa.
    Quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras. Sempre ouvi dizer.
    Mas não há-de ser nada.
    Volte sempre. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Em que parte do meu texto eu referi que nunca tinha acontecido??

    Achei "curioso" apenas isso...

    Quanto ao resto. Não é preciso "bulhar". Mas ainda me lembro do que se falou e escreveu por isto:
    http://www.youtube.com/watch?v=ghu_rc4_4SM&feature=related

    Agora o Falcão é a maior injustiça da história...
    Lã está. São opiniões... respeito a tua, mas como calculas discordo MUITO!
    Vermelho por mostrar ao Falcão. Limpinho! De inocente teve ZERO!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Bruno, recebido e publicado. Discutir hoje também não me apetece.
    Um abraço.

    ResponderEliminar