terça-feira, 11 de abril de 2006

O Parapente espanhol...

O "Olho Vivo" está de volta!!
Uma mulher de 40 anos, de nacionalidade espanhola, sofreu ontem uma queda grave quando praticava parapente, junto à praia do Salgado, na Nazaré.
A senhora sofreu traumatismos lombares e foi transportada para o Hospital Distrital das Caldas da Rainha.
A testemunha do acidente, Fernanda Rodrigues, conta que "ela enrolou-se no fio do telefone, bateu na vedação e caiu" num terreno, que por acaso é propriedade da testemunha.
No local estiveram cinco bombeiros voluntários da Nazaré e de S. Martinho do Porto, para além da Polícia Marítima e de uma equipa de médicos do INEM ... eu estava aqui a perguntar-me a mim mesmo: "o que é que a Polícia Marítima estaria ali a fazer???!" A mulher lançou-se de parapente do Cabeço da Russa e deveria aterrar no areal, mas acabou por se estatelar num terreno privado, não vejo em que parte a Polícia Marítima deveria intervir, mas quem sou eu para pôr isso em causa...?!
Agora surge aqui uma dúvida, que é saber quais foram as causas da queda. A testemunha diz que ela se "enrolou no fio do telefone", a polícia bem pede para as pessoas usarem os auriculares, mas ninguém liga e depois, claro, surgem os acidentes. O jornalista, do Correio da Manhã, que escreveu a noticia e que se identifica como I.J. , diz que "a falta de vento, aliada a uma eventual má avaliação das correntes aéreas, terá estado na origem da queda", eu até fico parvo, eu sabia que os espanhóis não jogavam com o baralho todo, mas saltar para fazer parapente sem vento já é deixar-me a pensar que têm licenciatura no curso da Estupidez!! Eu nunca fiz parapente, nem percebo muito disso, mas também não é preciso ser muito inteligente para saber que convém haver vento para planarmos no ar, mas eles lá sabem... Agora outra hipótese que me surge e que pode muito bem ter acontecido, foi a senhora ir no ar, a planar, mesmo sem vento (!!!) e aparecer a Polícia, de helicóptero e pedir os seus documentos e os da viatura e logo de seguida mandar abrir a mala do veículo para verificar se ela tinha triângulo e colete, a senhora tentou explicar aos senhores agentes que aquilo não tinha mala, mas como eles não entenderam a sua lingua, levaram aquilo como desrespeito à autoridade ( que eles adoram) e então atiraram de maneira a travar o curso do veículo em causa, fazendo com que o mesmo caísse!! É uma hipótese...
A senhora está no Hospital de Santa Maria. Mal ela sabe o que lhe vai acontecer quando sair, sim porque isto aqui não é Espanha e ela vai perceber isso quando for conduzida a Tribunal para se sentar em frente ao Juiz e tiver que lhe dar uma boa explicação para o crime de invasão de propriedade... pois, invasão de propriedade, não se esqueçam que ela caíu no terreno da Dona Fernanda!!!
Até à proxima meus amigos e "Olho Vivo" que os parapentes caem quando menos se espera!!!

1 comentário: