sexta-feira, 29 de junho de 2007

Tráfico de pessoas

"Portugal serve de destino e trânsito para o tráfico de seres humanos e não cumpre os requisitos mínimos recomendados para o combate a este fenómeno, embora se esforce por erradicá-lo", diz um relatório do Governo norte-americano agora divulgado.
Então mas o Governo lá dos States também já diz sobre nós? Eu pensei que eles pensavam que nós não existiamos. Afinal o mundo sabe que nós existimos, que somos a cauda da Europa, mas somos uma cauda que ainda abana. Nunca abanamos por bons motivos, mas pronto, não se pode ter tudo.
Vamos analisar o pequeno excerto do relatório dos meninos do Bush: "Portugal serve de destino e trânsito para o tráfico de seres humanos e não cumpre os requisitos mínimos recomendados para o combate a este fenómeno" ... ora bem, eu quase nada percebo disto, mas permitam-me perceber que se Portugal cumprisse os requisitos recomendados para o combate ao fenómeno o fenómeno não existia. Certo? Então e depois? Os Estados Unidos queriam fazer um relatório sobre a malta e falavam de quê? É que para além deste pequeno aspecto, Portugal não tem, assim de repente, nenhuma falha visivel, pois não?!
Ora bem, e se o fenómeno não existisse a Maddie já estava em casa há muito tempo, os pais dela já não estavam aqui, a imprensa britânica e a sua policia já estavam lá longe, ao pé do Big Ben. E depois? Mesmo que os ingleses quisessem falar de nós iam falar de quê? O Cristiano Ronaldo está de férias.
Resumindo, não cumprimos os requisitos minimos para o combate ao fenómeno mas cumprimos os requisitos para que falem de nós. Acho que é o pretendido.
O relatório, produzido anualmente, descreve Portugal como sendo "essencialmente um país de destino e de trânsito" para o tráfico de mulheres, homens e crianças oriundas do Brasil, Ucrânia, Moldávia, Rússia e Roménia, assim como de alguns países africanos.
O relatório produzido anualmente, leram bem? Os Estados Unidos da América falam de nós pelo menos uma vez por ano. Não tenho base para que possa afirmar o que vou afirmar, mas acho que nós falamos neles mais que uma vez por DIA.
Outra e última coisa, para finalizar. Portugal é essencialmente um país de destino e trânsito para tráfico de mulheres, homens e crianças. Há mais algum tipo de pessoas para traficar? Não estou a ver. Pelo menos para já, porque no dia em que os lares portugueses deixem de ter a afluência nacional pretendida, vocês vão ler no relatório anual (que recorda a existência do nosso país) que Portugal é essencialmente um país de destino e trânsito para o tráfico de mulheres, homens, crianças e ainda uns magnificos idosos.
Aguardem.

Sem comentários:

Enviar um comentário