quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Contra Marinho Pinto

Há noticias que nos deixam felizes e esta é uma delas.
Há dois anos atrás eu elogiei-o, achei que ele era o rosto da mudança, acreditei que ele era um homem capaz de mudar o nosso mundo. Enganei-me.
Saber que Fernando Fragoso Marques tem o apoio de todos os presidentes dos conselhos distritais é ver uma luz ao fundo do túnel. É, acima de tudo, acreditar que pode haver uma mudança, o que seria, de todo, muito bom.
A postura do Bastonário da Ordem dos Advogados é uma postura que eu acho que ninguém deve ter. Ele acredita que é superior a tudo e a todos. É assim pessoalmente, que eu já vi, e é assim perante o país.
Critica juízes, advogados, funcionários judiciais, politicos e outros. E para além disso zero. Isto assim não é vida. Bonito é criticar e ajudar a melhorar, agora criticar por criticar é um passatempo de quem se acha mais que os outros.Marinho Pinto tenta a todo custo evitar novas entradas na Ordem dos Advogados, por ele até acho que aquilo fechava e não entrava mais ninguém, pelo menos enquanto ele lá estivesse.
Na Ordem dos Advogados, para quem não sabe, não basta a inscrição, é preciso bem mais. Depois da inscrição vêm uns meses de formação, no fim da formação são realizados três exames, sendo obrigatório ser aprovado nos três, isto em duas tentativas no mesmo ano, caso se reprove num, é obrigatório realizar novamente os três exames no ano seguinte.Pagando e bem, claro. Depois disso e na fase final dum estágio de 30 meses (!!), o estagiário é sujeito a um exame final, tem que entregar um trabalho e termina com uma oral final.
Mas o Bastonário acha pouco e a partir deste mês ele vai exigir um exame de admissão, que servirá de filtro à entrada e quem reprovar terá que tentar novamente aquando da abertura de novo curso. O mestrado é, para o Bastonário, algo que deve ser exigido. Ainda não é, mas ele quer que seja. Acredita ele que os licenciados no regime de Bolonha não são verdadeiros licenciados. Estão a medir o tamanho da parvoíce? Quer dizer, o país decide adoptar Bolonha porque era o melhor e agora este senhor quer penalizar quem se submete à decisão dum país apenas e só porque é obrigado.
E assim se vive num país que, como dizia Eça de Queirós e bem, "não é um país, é um sitio e ainda por cima mal frequentado".

8 comentários:

  1. fod..se... Isto tudo para entrar na ordem!!! Não tinha ideia..Jesus só de pensar até se perda a vontade :) Mas tudo é possível. Olha só posso dizer: Força e Boa Sorte ;) Abraço

    ResponderEliminar
  2. Em certa parte concordo contigo. Se essas mudanças de admissão serão assim, é mau. Mas como não estou dentro do assunto (ao contrário de ti) prefiro não alongar muito esta parte do comentário.
    Eu, como espectador, gosto muito deste senhor. É uma pessoa que fala dos podres sem medo e sempre a tocar nas feridas da justiça, que hoje, é quase nula. Poderia ele mudar alguma coisa?! Não sei. Ele até pode crer mas as forças do poder talvez não o deixem. Com a "mafia" que existe no nosso país, é dificil só uma pessoa combater contra tudo isso. Faz bem em criticar porque só mostra como a nossa justiça, nalguns casos, é um nojo. Tudo começa nas leis que temos com os politicos fazer tudo de maneira a safarem-se sempre. Para eles e para os "amigos". Tens vários exemplos hoje na justiça e no final quem se lixa é sempre o mesmo. Vê lá se aparecem juízes e advogados do lado dele a combater o sistema penal?! Nada. Ficam caladinhos no canto deles à espera que ninguém venha ter com eles. Assim é dificil mudar.
    Esta é a mentalidade do tuga: "Eu tenho a minha opinião mas mais vale ficar quieto antes que sobre para mim."
    Cada um tem a sua opinião. Gosto dele e acho que faz falta um Marinho Pinto em vários sectores da sociedade portuguesa.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Também tenho boa opinião do senhor, mas apenas acompanho de fora...

    Numa coisa tem o meu apoio a 100%... Licenciatura de bolonha deve obrigar ao "mestrado" (nome de péssimo gosto para quem de facto fez verdadeiramente o mestrado...).

    Não é o único. O meu curso por exemplo, a nova "licenciatura" deixou de ter o reconhecimento da ordem dos engenheiros...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Bruno_Mega, não entendi o "de bolonha deve obrigar ao "mestrado" (nome de péssimo gosto para quem de facto fez verdadeiramente o mestrado...)"...há dois tipos de mestrados? Pergunto porque não sei mesmo!!

    ResponderEliminar
  5. Sim claro.

    Quem estudou 7 anos ou 8 anos (5 ou 6 de licenciatura + 2 de mestrado) tem mestrado.

    Exactamente o mesmo nome que decidiram dar ao "mestrado" integrado em bolonha (3 de licenciatura + 2 de "mestrado").

    Tirando a semelhança do nome tudo o resto é muito diferente. E muitas empresas e ordens dão importância a isso e muito bem na minha opinião!

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Bruno_Mega, nem todos os cursos passaram para 3 anos, houve alguns que passaram para 4, por exemplo.
    Bolonha não significa facilidades. Isto porque com Bolonha tens as mesmas cadeiras que tinhas antes e mais umas poucas que chegaram com este novo sistema. O tempo para lecionar é reduzido, o que obriga o aluno a estudar e a trabalhar sozinho, sem ajuda do docente. Porque todas as cadeiras são semestrais e em quase todas elas é lecionada matéria que antes era lecionada num ano e agora há 3 meses para isso.
    Com Bolonha vieram dificuldades. Acredita. Os alunos são claramente prejudicados.
    Os testes são os mesmos que eram antes. Eu falo por mim, que não alterei os meus testes, enquanto professor que sou, ou seja, a exigência é a mesma.
    Com Bolonha obrigam-te a tirar um curso de 5 ou 6 anos em 3 ou 4. Não me parece de todo fácil.
    Os mestrados são os mesmos, não houve alteração nenhuma. E não tem lógica o que dizes sobre a obrigação que defendes em tirar os mestrados, então tu também devias ir tirá-lo. Exactamente da mesma forma.
    As Ordens não reconhecerem são incorrectas para com os alunos, tu, por exemplo,se te licenciaste antes de Bolonha, não és mais que um aluno licenciado em Bolonha. Mas em nada.
    Gostei do que aqui defendeu o autor do blog.
    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  7. São opiniões....

    Mesmo sendo professor tens a tua...

    Quanto ao resto, aproveito para acrescentar que se um curso que tinha 5 anos e de repente passa para 3 fica igual?? São opiniões como digo...
    Para 4 anos passaram nem 10% dos cursos...

    Vais-me dizer que um "licenciado" que faz o percurso direitinho, ou seja termina tudo com 21 anos... tem capacidade para de facto ser licenciado e enfrentar a vida... Só quem nunca teve 21 anos é que acha isso...

    Aparentemente as ordens e muitas empresas em Portugal (pelo menos na minha área) acham isto relevante... Deve querer dizer alguma coisa!

    Termino com o facto, de ter passado durante o meu percurso académico pelas 2 situações (estive 1 ano de Erasmus no 4º ano do curso na vizinha Espanha que já tinha Bolonha). Sei bem do que falo acredita...

    Bolonha tem apenas uma vantagem quanto a mim. és obrigado a acompanhar as coisas durante o semestre a cada momento o que n altura dos exames te possibilita estares muito melhor preparado.

    O meu curso por exemplo não tinha frequências, fiz tudo por exame.
    Vais-me dizer que ter frequências de mes a mes e ir fazendo é igual do que passar + de 4 meses a levar com matéria e depois ter um exame onde se joga tudo...?

    Bolonha tem essa vantagem, tirando isso é apenas mais uma maneira de as universidades (que estão todas endividadas) obterem financiamento com os "mestrados" que são bem mais caros que as propinas...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Boa noite,

    Alem do post que me chamou atenção, depois de ler os comentários ainda fiquei mais impressionado. Já andava para comentar algum tempo mas não o fiz mas depois de ler o que aqui ler vi-me quase obrigado a fazê-lo.

    Estou um bocado confuso,com tanta falta de conhecimento de causa que aqui vi. Bolonha apenas veio mudar a topologia de ensino, os mestrados em nada foram alterados.
    Bruno claro que já deves ter notado que estou a responder ao teu comentário. Se tives-te a sorte de fazer a tua licenciatura no regime antigo da-te por feliz por isso, porque acredita que em nada bolonha veio facilitar os alunos, assim podes as varias manifestações de desagrado por parte dos alunos que se tem visto por ai. A matéria que tu davas nas "calmas" é agora dada muito mais rápido, bolonha exige muito dos alunos e que cada vez mais sejam autodidactas, aprendendo muito mais por si com mais trabalhos de pesquisa para fazer fora das aulas.

    Sendo assim não entendo como é que falas com tanta certeza de um método de ensino que nem foi o teu, a menos que estejas a dar aulas numa faculdade e a leccionar num curso com bolonha, não compreendo a forma firme com que fazes certas afirmações.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar