quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

José Maria Pedroto

José Maria Pedroto partiu há 25 anos, a 7 de Janeiro de 1985.
Um marco na história do futebol e para muitos o melhor treinador português de sempre.
Pedroto, disse, antes de morrer que o FC Porto iria ser o melhor clube português. Hoje sabe-se que é verdade.
Ele marcou a mudança e a viragem no futebol nacional, lutou contra os roubos de igreja de que muitas vezes falava e deixou a célebre frase: " um brasileiro é bom, dois é uma escola de samba e três é um passeio no calçadão de Ipanema". Quem sabe, sabe.
Ele e Pinto da Costa lançaram o FC Porto para o topo do futebol em Portugal, na Europa e no Mundo, de forma eterna. Foram eles, criadores de muito amor e também de muito ódio, que retiraram de forma definitiva a hegemonia que os clubes da capital detinham.Frases célebres de José Maria Pedroto:
- "O verdadeiro calcanhar de Aquiles do nosso futebol reside no simples facto de quase todos pensarmos que, quando saímos dos estádios, já não somos profissionais de futebol".
- "Estamos na mediania no conceito europeu. Relativamente ao futebol de alta competição, temos meia dúzia de jogadores com grande classe".
- "As gentes do Porto são ordeiras porque, se não fossem, há muitos anos teriam recorrido à violência perante os enganos dos árbitros que têm decidido da perda de muitos campeonatos e Taças de Portugal."
- No FC PORTO, os problemas não se levantam porque nunca chegam a existir."
- "O FC PORTO cada vez mais aparece como potência do nosso futebol, capaz de conseguir a hegemonia e é claro que isto preocupa o Benfica e o Sporting."
- É tempo de acabar com a centralização de todos os poderes da capital."
- "No FC Porto não há contestatários maricas, nem os problemas se levantam, porque nunca chegam a existir".
- "Jorge Nuno Pinto da Costa, para além de ser um cidadão respeitável, afirmou-se como um competentíssimo dirigente. A ele se deve, em grande parte, a projecção que o FC Porto atingiu, a nível nacional e europeu. O tempo há-de fazer-lhe justiça."
- "Oliveira é um dos melhores jogadores de todos os tempos".
- "Não tenho dúvidas de qualquer espécie de que ao Artur Jorge não faltará onde trabalhar e que, em qualquer parte, triunfará. Mas também acredito que vai ser no FC Porto que ele acabará por ser revelar como um homem predestinado para a direcção e comando de equipas de futebol".
- "Não vai ser preciso nenhum milagre para que o F.C. Porto alcance finalmente o título que ambiciona ha anos.”
Por tudo, obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário